Conheça os vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
01 de Novembro de 2021

Conheça os vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Publicidade

No último sábado foi anunciada a lista de vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube.

O curta de animação Batchan, de Ester Harumi Kawai, foi eleito o Melhor Filme Nacional pelo Voto Popular e das Crianças. Já a produção animada francesa Clair de lune, de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere e Hugo Jacquet; e o curta de ficção mexicano La Piñata, de Verónica Ramírez, foram escolhidos como Melhores Filmes Internacionais pelo Voto Popular.  

Publicidade

O júri formado por cerca de 130 crianças escolheu ainda as três melhores produções nas seis categorias por idade: Curtas 4+, Curtas 6+, Curtas 8+,Curtas 10+, Curtas 12+ e Curtas 12+ Direitos Humanos. Também foram escolhidas as melhores produções da Sessão Vlog e dos Curtas por Crianças e Escolas. Confira abaixo. 

Os filmes vencedores retratam as diferenças das infâncias pelo Brasil, a importância dos povos originários, a busca pela preservação do meio-ambiente e ainda as experiências dos tempos de isolamento social.

“As crianças gostaram muito de ver isso na tela, de saber e entender que elas passaram por momentos complexos durante a pandemia. É sempre bom trabalhar com o público infantil porque, para as crianças, é muito natural o mundo ser feito de diferenças. É da natureza delas serem assim” afirma a idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins.

A edição comemorativa de 20 anos da mostra, que encerrou no último domingo (31), obteve participação do público em todo o Brasil.  Cerca de 130 filmes podem ser assistidos pelo site.

 

Filmes vencedores da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 

Melhor Filme Nacional pelo Voto Popular e das Crianças

– Batchan, de Ester Harumi Kawai (SP, animação, 2020, 5 min e 21 seg)

Melhores Filmes Internacionais pelo Voto Popular

– Clair de lune, de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere, Hugo Jacquet (França, animação, 2020, 6 min e 32 seg)
– La piñata, de Verónica Ramírez (México, ficção, 2020, 13 min e 24 seg)

Curtas 4 + 

– Nana & Nilo na Cidade Verde, de Sandro Lopes (RJ, animação, 2020, 10 min  e 30 seg)
– Raone, de Camila Santana (SP, documentário, 2021, 2 min e 21 seg)
– O Papagaio e a Pipa, de Tiago MAL (SP, animação, 2021, 6 min 57 seg)

Curtas 6+ 

– Liga da Mata – Abelhas, de Sergio Kalili (SP, animação, 2021, 12 min e 31 seg)
– Tuca, O Mestre Cuca – A Plantinha da Pri, de Rubens Belli,  Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold (SC, animação, 2019, 11 min e 12 seg)
– O meu novo bichinho de estimação, de Jaqueline Moreira (MG, animação, 2021, 10 min e 35 seg)

Curtas 8 +

– Batchan, de Ester Harumi Kawai (SP, animação, 2020, 5 min e 21 seg)
– Paloma, de Alex Reis (SP, animação, 2020, 7 min e 35 seg)
– A Conselheira do Rei, de Isabele Bonzoumet (RJ, animação, 2021, 16 min e 57 seg)

Curtas 10 +

– Arte em Tempos de Pandemia: Rosa, de Rita de Cácia Oenning da Silva (SC, documentário, 2020, 7 min e 17 seg)
– Aurora – A Rua que queria ser um rio, de Radhi Meron (SP, animação, 2021, 10 min)
– Fome,  de Felipe Fré (SP, ficção, 2019, 17 min e 21 seg)

Curtas 12 +

– Utopia, de Sofia Federico (BA, ficção, 2021, 13 min)
– Jovem que Desceu do Norte, de Ana Teixeira (SP, documentário, 2021, 15 min e 50 seg)
– O Lasanha, de Veronica Lorraine Oliveira de Paulo, Vanessa Luppi e Ana Beatriz Reinaldo Corrêa (SC, animação, 2019, 2 min e 21 seg)

Curtas 12 + DH

– Reduto,  de Laís Nogueira (RJ, documentário, 2018, 8 min e 30 seg)
– Êxodo XXI, de Rachel Aranha (RJ, animação, 2020, 1 min e 40 seg)
– Nós, de David Francisco dos Santos (RJ, animação, 2021, 2 min)

Sessão Vlog

– Vlog da Nina, de Marko Martinz (SC, ficção, 2020, 12 min e 30 seg)
– Dádiva, de Evelyn Santos (SP, experimental, 2020, 6 min)

Curtas por Crianças e Escolas

– Nosso Clube, de Lara Teodoro (SP, animação, 2021, 2 min e 10 seg)
– Vento Viajante, feito por alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE (E, animação, 2020, 6 min e 10 seg)

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter