Publicidade
Maior agência de notícias da China tem uma representante em Santa Catarina
20 de Outubro de 2011

Maior agência de notícias da China tem uma representante em Santa Catarina

Publicidade

O diretor da sucursal carioca da agência de notícias Xinhua, Yang Limin, convidou a jornalista de Joinville Izabel Santos para representar o órgão de comunicação em Santa Catarina. Izabel deverá viajar ao Rio de Janeiro no início de novembro para acertar os detalhes. 

A Agência de Notícias Xinhua é a maior agência de notícias da China, e conta com mais de 30 mil profissionais. Segundo Yang, a Xinhua está entrando em uma fase de expansão em todo o mundo, aumentando o número de sucursais em mais de cem países e regiões. O objetivo é oferecer novos serviços em seus portais de Internet, TV, rádio e celular. 
 
Ela produz material – em texto, foto e vídeo – para diversos meios de comunicação do país, que possui de mais de 1 bilhão e 350 milhões habitantes. A Xinhua também está desenvolvendo produtos jornalísticos específicos para as áreas financeira e econômica. 
 
Para Yang, o Brasil é um grande parceiro da China e por isso a Xinhua da muita importância aos eventos do país. “Nossa cobertura ajuda mais chineses e empresas a conhecer o estado e aumentar o intercambio econômico e comercial entre ambos os países. Esperamos que a mídia e empresas de Santa Catarina possam ser nossos clientes, de maneira que possamos aumentar o conhecimento e intensificar nosso relacionamento”, afirmou. 
 
Segundo Yang, o Estado de Santa Catarina é um dos primeiros estados brasileiros que estabeleceu relações econômicas e de intercambio cultural com a China. A Embraco, por exemplo, criou uma fábrica de compressores nos anos 1990 em Pequim. 
 
Izabel Santos
Formada em Jornalismo na Universidade de Taubaté (SP), conta com 21 anos de carreira, divididos no telejornalismo e assessoria de comunicação. Iniciou na RBSTV Joinville, como repórter, mas tem passagens também pela EPTV-Campinas, afiliada da Rede Globo, e TV Band Vale, emissora da Rede Bandeirantes, em Taubaté, Vale do Paraíba (SP). Atuou em Assessoria de Comunicação para iniciativa privada e governamental.
 
A Xinhua no Brasil
A Agência Xinhua instalou sua primeira sucursal no Brasil nos anos 1960, sendo retirada do país após o golpe militar em 1964. Depois do restabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil em 1974, a Xinhua voltou a ter uma sucursal em Brasília. Em 1987 a Xinhua instalou a segunda sucursal no Rio de Janeiro. Atualmente, a Xinhua possui dois repórteres em Brasília e quatro no Rio, além de sete colaboradores locais. O portal produz notícias em chinês simplificado, chinês tradicional, inglês, francês, português, espanhol, russo, árabe e japonês. São 100 milhões de acessos diários na página da agência.
 
Em 2009, uma equipe de jornalistas do grupo fez um roteiro de cinco dias na região de Joinville, produzindo material sobre turismo, negócios e gastronomia. A partir deste contato, realizado pela jornalista Izabel Santos, e em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo e Santur, é que a agência demonstrou o interesse em ampliar sua cobertura no Estado.
 
  Foto: O diretor da Agência de Notícias Xinhua Sucursal Rio, Yang Límin com o Deputado Gilmar Knaesel,
na época Sec. Estado de Cultura, Turismo e Esporte, durante o Festival de Dança de Joinville, em 2009.  
 
Foto: Song Weiwei

Publicidade

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter