Leões para Design e Product Design | Um deles vai para Curitiba

21 de Junho de 2017

A simplicidade conquista Leão em Design | Cannes Lions 2017

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21\06, a conferência de imprensa para anunciar os vencedores das categorias  PRODUCT DESIGN e DESIGN LIONS.

PRODUCT DESIGN
A boa notícia para o Brasil foi a conquista, pela primeira vez, de um Leão na Categoria Product Design. O resultado foi obtido pela Ethnos com o trabalho intitulado Confeti, com design produzido pela Furf Design Studio, de Curitiba. O produto é uma capa de prótese adaptável e colorida com design brasileiro e produzida em material leve, resistente e com preço acessível.

Grand Prix em Product Design

O vencedor foi Payphone Bank, da Tigo-Line, desenvolvido pela Grey da Colômbia. A campanha converteu telefones públicos na Colômbia em mini caixas bancários. Os usuários abrem uma conta nas agências da empresa telefônica UNE e podem depositar o dinheiro em suas contas com moedas, que é a forma mais usada de pagamento nas classes baixas colombianas. E, em seguida, podem usar o dinheiro que fica numa conta por meio de telefones celulares de todos os tipos e modelos, até mesmo os mais básicos.

Ruth Berktold proprietária da YES ARCHITECTURE e presidente  do júri declarou que "Usar o produto com uma nova interface e integrar pessoas e criar uma mundança na sociedade é algo fantástico. Este é o primeiro Grand Prix da Colômbia no Festival principal, até então somente tiveram um GP no Lions Health."

Grand Prix em Design Lions
A presidente do Júri, Sandra Planeta, Fundadora e Diretora de Criação da Planeta Design, Suécia, começou explicando que o julgamento das peças gerou um debate entre os jurados sobre a natureza do design em si. Como o seu impacto pode transformar os negócios. Ela explicou que a peça vencedora do Grand Prix é uma peça incrível e que, pessoalmente, acha fantástica, pois tem o poder de modificar a ideia do que é "possível".

Sandra ressaltou que o trabalho é muito inteligente, simples em sua forma e sua função. E a melhor parte  é que ela gostaria pessoalmente de usá-la.

G P para The Unusual Football Field (O Campo de Futebol Incomum)

Esse projeto de design foi feito na Tailândia, pela Ap THAILAND a mandato da AP (THAILAND) Empresa Pública Ltda. Consiste em se apropriar de pequenos espaços abandonados entre casas nos bairros de baixa renda na Tailândia. Em seguida esses espaços são limpos e quadras de futebol são criadas para as crianças da comunidade. O grande diferencial é que as quadras não têm uma forma retangular como se espera de um campo de futebol, elas podem ter formas variadas, se adaptando ao espaço existente.

Sandra comentou que é uma ideia simples, que não precisa de explicação, é emocional e a escolha foi unânime.