Publicidade
Zuckerberg queimou US$ 500 bilhões transformando Facebook em Meta
22 de Fevereiro de 2022

Zuckerberg queimou US$ 500 bilhões transformando Facebook em Meta

Podemos estar testemunhando os primeiros dias da queda de Zuckustus

Publicidade

Nunca houve uma autoimolação como a Meta Platforms , a empresa-mãe do Facebook . A empresa de mídia social de Mark Zuckerberg perdeu mais de meio trilhão de dólares em valor de mercado desde o pico de agosto – cerca de metade disso vaporizado em um único dia , a maior queda de todos os tempos – à medida que começa a enfraquecer com o constante cerco dos concorrentes. e dissidentes dentro e fora. As consequências são tão ruins que a Meta, que já foi a sexta maior empresa do mundo em capitalização de mercado, saiu do top dez , substituída por dois fabricantes de chips de computador, Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e a empresa chinesa de comércio eletrônico Tencent. . Para um CEO que tem abertamentecortejadas comparações com o imperador romano Augusto , é uma queda vergonhosa de um grupo rarefeito de empresas que dominam o mundo.

Podemos estar testemunhando os primeiros dias da queda de Zuckustus. O outrora imbatível sistema de rastreamento de anúncios do Facebook – o mecanismo que o tornou uma empresa de mais de US$ 1 trilhão – foi efetivamente neutralizado por empresas como a Apple, que permite aos usuários bloquear os rastreadores da empresa. (O Google deve começar a implementar proteções semelhantes para seus usuários nos próximos dois anos.) A base de usuários do Facebook começou a encolher após revelações de denunciantes e vazamentos que mostraram o quão prejudicial a mídia social pode ser para usuários adolescentes, que estão migrando para menos concorrentes tóxicos como o TikTok de qualquer maneira. E Zuckerberg – claramente entediado com a empresa que fundou há 18 anos – mudou sua visão para uma versão imersiva da internet, completa com fones de ouvido e avatares digitais, que ele chama de metaverso.

Publicidade

A parte importante disso são os anúncios. Essencialmente, existem dois canais principais para os anunciantes venderem anúncios digitais: um com base no que você pesquisa e outro com base em quais sites você visitou e seus outros comportamentos online. O último era o modelo de negócios do Facebook – e a razão pela qual você receberia anúncios estranhos de produtos antes mesmo de saber que precisava deles. A Apple e o Google decidiram que vão permitir que seus usuários desativem o código que rastreia pessoas pela internet, o que é bom para seu modelo de negócios. Segundo o The Wall Street Journal, as consequências foram tão graves que os anunciantes estão transferindo todos os seus orçamentos de anúncios para o Google, já que o Facebook não é mais lucrativo. É uma ironia amarga para a empresa, pois suas regras opacas sobre o que apareceria nos feeds dos usuários levaram ao surgimento de fazendas de clickbait como ViralNova e à dizimação de um número incontável de sites de notícias locais em todo o mundo.

Nada disso quer dizer que Zuckerberg ainda não é rico ou que o Facebook não é uma empresa poderosa. De acordo com a Forbes , o executivo de tecnologia de 37 anos vale cerca de US$ 74 bilhões, apenas um fio de cabelo acima de Michael Bloomberg. E a Meta, que também possui o Instagram e o WhatsApp, ainda obteve US$ 39 bilhões em lucro em 2021. Para a íntegra de Kevin T. Dugan no Intelligencer, aqui. Imagem Freepik.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade