Um supermercado que entrega as compras e as arruma na geladeira de sua casa

02 de Outubro de 2017

As horas perdidas em filas de trânsito para ir às compras, a fila de espera para pagar e ainda a canseira de chegar em casa e ter de arrumar tudo já são algo do passado. A cadeia norte-americana Walmart está testando um programa de entregas em que as compras são arrumadas enquanto o cliente sequer está em casa. E você pergunta: e a segurança e a privacidade? Bem, o teste-piloto inclui tecnologia suficiente para que o cliente abra a porta de casa de forma remota, quando o entregador chega com as compras, e também para vigiar a arrumação que vai sendo feita, através de câmeras de vigilância e um aplicativo no celular.

Pense nisso – outra pessoa faz as compras por você e ainda as arruma”, escreveu Sloan Eddleston, vice-presidente e responsável pelas Operações de Negócio e Estratégia de Comércio Eletrónico da Walmart. “Enquanto dono da casa, estou no controle da experiência durante o tempo todo”, acrescentou. “Vigio o processo todo, do início ao fim, a partir das minhas câmeras de vigilância doméstica. Quando vejo o funcionário sair de casa, até recebo confirmação de que a porta foi automaticamente trancada”, explicou.

Os executivos da Walmart estão convencidos que, numa época em que os clientes já estão habituados a compartilhar carros e até apartamentos, essas facilidades são bem aceitas. Falta resolver ainda as questões como seguros e responsabilidade civil. “Há sempre consequências não previstas associadas a estas ideias inovadoras”, disse Albert Gidari, responsável pela privacidade no Stanford Center for Internet and Society. “O que acontecerá se houver um roubo, um dano ou uma mordida de cão? Será que a apólice dos proprietários vai cobrir isso? E como é que as companhias de seguros vão reagir?”, questionou.

As questões poderão ser respondidas mais tarde. Por enquanto, a corrida entre a Amazon e a Walmart para decidir quem oferece a tecnologia mais conveniente aos seus clientes chegará em breve. No início da semana passada, a Amazon anunciou um sistema de câmeras de segurança doméstica que permitirão aos clientes ver remotamente quando as encomendas chegam em casa. O atrativo mercado do segmento alimentar, avaliado em 600 bilhões de dólares nos EUA, não está automaticamente nas mãos da Walmart, ainda que seja a maior cadeia de supermercados do país. Além de ter implementadas inovações como permitir a compra online com os chamados selos de alimentação (apoio social às famílias), tem trabalhado com a Google para permitir compras através dos dispositivos domésticos desta marca.