Publicidade
Skype corre risco de ser descontinuado
03 de Julho de 2009

Skype corre risco de ser descontinuado

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

03 AGO –

Motivo: disputa judicial entre o eBay e a Joltid

O Skype, serviço de telefonia por voz sobre IP (VoIP), pode ser encerrado por conta de uma disputa judicial entre o eBay e a Joltid envolvendo o licenciamento da tecnologia peer-to-peer (P2P) que utiliza.

Publicidade

A alegação do Joltid diz que o eBay teria publicado parte dos códigos da tecnologia do Skype sem a devida autorização prévia. A decisão teria colocado em risco a propriedade intelectual da patente. Além disso, outro fato apontado como ponto forte para a decisão são os planos para elaboração de um futuro IPO do Skype.

Os donos da Joltid, Niklas Zennström e Janus Friis, pensam que o eBay deveria ter adquirido a licença já que os planos eram tornar a empresa pública. Para evitar o fim do serviço, o Skype começou a desenvolver uma tecnologia semelhante à da ferramenta que atende diariamente 40 milhões de pessoas e conta com 480 milhões de usuários cadastrados.

O julgamento do caso ainda não tem data marcada, mas já se sabe que não deverá acontecer antes de junho de 2010. Ou seja, até que esse prazo acabe as duas empresas têm tempo suficiente para chegara um acordo a fim de não prejudicar os usuários.
Com informações do Mac Magazine

Publicidade
Publicidade