Segmento de startups cresce no Brasil e consolida jovens empreendedores
17 de Julho de 2018

Segmento de startups cresce no Brasil e consolida jovens empreendedores

Twitter Whatsapp Facebook

Hoje, é estimado que o Brasil possua mais de 6 mil startups espalhadas pelo território nacional. Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Santa Catarina se destaca na produção de startups, atualmente, o estado atingiu a liderança no número de startups, empresas de inovação e base tecnológica. Além disso, o estado ainda abriga mais de 16 mil empreendedores, de acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Nos últimos dois anos o crescimento no número de empresas de tecnologia foi de 3,42% em Santa Catarina. De acordo com a Acate, se considerar os últimos 30 anos a porcentagem sobe para 10.000%. Além da capital, Chapecó e Joinville também se destacam no segmento. Segundo dados da Associação Catarinense de Tecnologia o setor tecnológico já representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.

Publicidade

Visando conhecer mais sobre esse universo, o Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) participou do Startup SC Summit, evento que ocorreu nos dias 12 e 13 de julho. “Durante o evento aconteceram diversas palestras, nacionais e internacionais, com conteúdos que foram deste a importância do RH em empresas de inovação e tecnologia até a inteligência artificial. Foi possível conhecer alguns cases e gerar muito networking”, declara o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS, Gabriel de Borba Neto.

O grupo ainda aproveitou a visita para conhecer o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde. Para concluir a imersão, o Núcleo conversou com alguns dos organizadores do Startup Weekend de Santa Catarina, que acontece nos dias 24,25 e 26 de agosto em Rio do Sul. O evento terá 54 horas de duração ao longo de um final de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se juntam para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

Publicidade