Nova ferramenta do YouTube vai notificar criadores de conteúdos que tiverem seus vídeos “roubados”
13 de Julho de 2018

Nova ferramenta do YouTube vai notificar criadores de conteúdos que tiverem seus vídeos “roubados”

Twitter Whatsapp Facebook

O YouTube lançou uma ferramenta para criadores que checará se seus vídeos forem utilizados por terceiros.  A proposta é evitar que o conteúdo original seja “roubado” e postado em outras contas na plataforma e, assim, o autor não seja monetizado.

De acordo com o B9, a novidade irá se chamar Copyright Match Tool (algo como ferramenta de paridade de direitos autorais). O recurso será disponibilizado para contas com mais de cem mil inscritos a partir da próxima semana e, em breve, expandido para contas menores.

Publicidade

Os criadores que utilizarem a ferramenta irão receber uma notificação quando cópias de seus vídeos forem encontradas no YouTube. Entretanto, segundo o site, a novidade identifica apenas vídeos completos e não trechos.

Entre as opções de ações de quem tiver seu vídeo copiado estão não fazer nada, entrar em contato com o responsável pela cópia ou pedir diretamente para que o YouTube remova o vídeo.

Um detalhe importante que o site aponta é que para ser considerado o detentor do conteúdo original, é preciso ser o primeiro canal a ter postado o vídeo no YouTube. Caso o conteúdo seja “roubado” do Vimeo ou do Facebook, por exemplo, o criador não será ajudado pelo Copyright Match Tool.

Publicidade