A Associação Argentina de Futebol e a Uplandme, Inc., uma plataforma de metaverso com mais de três milhões de usuários registrados, anunciaram a assinatura de um contrato de licença oficial para criar o metaverso da Liga Profesional del Fútbol Argentino (LPF).
Os torcedores terão acesso a colecionáveis digitais (NFTs) do futebol argentino, incluindo times, clubes, jogadores, ingressos, jogos e momentos históricos, segundo informações da AFA.
Durante os próximos quatro anos, uma nova fonte de receita será criada para a Liga Argentina de Futebol Profissional, através da aquisição pelo usuário de múltiplos ativos de licença de bens virtuais.
Negócios virtuais
Os fãs poderão iniciar negócios virtuais para revender itens virtuais LPF e outros colecionáveis digitais em lojas próprias e operadas por jogadores localizadas em suas propriedades virtuais, incluindo as 22 cidades já abertas em Upland.
Claudio “Chiqui” Tapia, presidente da AFA, destaca que, “Este acordo nos permite fazer parceria com os melhores criadores de tecnologia e novos produtos digitais e, assim, gerar uma nova fonte de receita para todos os clubes participantes. Damos as boas-vindas a Upland como novo parceiro comercial de nossa Associação e da Liga Argentina de Futebol Profissional”.
Dirk Lueth, co-fundador e co-CEO da Upland, disse: “Com a AFA, podemos oferecer mais oportunidades do que nunca aos fãs argentinos novos e antigos, capacitando-os com o verdadeiro significado da web3, que é comunidade focado e empreendedor, permitindo que os torcedores contribuam com ideias e criações para mostrar o orgulho de seu time”.
Plataforma web3 aberta para o metaverso
A missão da empresa é construir uma comunidade de criadores que permita que jogadores, criadores, desenvolvedores e marcas criem bens e experiências, monetizem ativos e tragam utilidade e diversão para outros jogadores.
Com sede no Vale do Silício e centros em Las Vegas, Ucrânia e Brasil, a Upland foi nomeada entre as “Próximas Grandes Coisas em Tecnologia” de 2021 da Fast Company e uma das “22 Startups de San Francisco para Assistir em 2022” pela Built In SF.
Com este acordo, a AFA segue os passos da FIFA, que para esta Copa do Mundo apresentou experiências de metaverso e Web 3.0. O primeiro foi o FIFA World, um ambiente virtual temático dentro da plataforma de jogos online Roblox que oferece aos usuários recompensas e NFTs colecionáveis em vários jogos.
O FIFA World tem espaços de encontro com outros jogadores e vídeos exclusivos do serviço de streaming FIFA+ . Em novembro, Romy Gai , diretor comercial da FIFA, disse que a experiência da Copa do Mundo no Roblox “envolverá fãs de futebol novos e existentes, além de promover os valores do esporte para um público ainda mais amplo”.
Foto:Freepik