Como parte dos seus “novos princípios globais” para o marketing responsável, a Unilever anuncia que a partir de 2023 vai deixar de vender e publicizar seu portfólio de marcas para crianças menores de 16 anos.
A empresa justifica a decisão pela exposição cada vez maior das crianças a conteúdos promocionais na internet. “É nosso objetivo continuar a reduzir a exposição das crianças à publicidade da indústria de alimentos e bebidas e, em vez disso, apoiar os pais”, disse o presidente de sorvetes da Unilever, Matt Close.
A mudança englobará, além da internet, fontes de mídia tradicionais, como televisão e publicidade impressa. Já a comunicação em pontos de venda continuará sendo feita de acordo com as leis específicas de cada país.
Os dados de clientes menores de 16 anos também deixarão de ser coletados, e a empresa deixará de trabalhar com influenciadores ou celebridades que atraem principalmente essa faixa etária, além de continuar se abstendo de promover seus produtos em escolas.
Até o momento, a Unilever promovia suas marcas para crianças maiores de 13 anos.
Foto do topo de Polina Tankilevitch.