Só no ano passado os brasileiros fizeram mais de dez bilhões de downloads de aplicativos, colocando o Brasil como o 4 país que mais baixou apps no mundo. Considerando o tamanho da importância dos aplicativos para a rotina das pessoas, é necessário as marcas analisarem o que fazer ou não para conquistar os consumidores através de campanhas de aplicativo.
De acordo com o Think With Google, 47% dos criativos são os responsáveis pelo fator de sucesso desse tipo de campanha. Criativos são os textos, imagens, vídeos e HTML5 que fazem parte de um anúncio. As campanhas precisam desses recursos para que o Google Ads os combine entre si e ofereça ferramentas como comportamento do usuário, histórico de navegação e mídia, entre outros, potencializando as campanhas e aumentando as chances de conversão. Mas algumas alavancas também ajudam a trazer resultados e melhores performances. São elas:
Como as campanhas trabalham com machine learning, quanto mais criativos forem usados, mais combinações são possíveis de fazer e maiores são as chances de atingir o usuário corretamente.
Dentro de um grupo de anúncio, cabem:
20 vídeos
10 textos (5 descrições e 5 títulos)
20 imagens em 3 formatos diferentes
20 HTML5
É importante considerar a consistência da mensagem e a conexão entre um recurso de vídeo, texto e imagem, por exemplo, uma vez que todos podem aparecer simultâneamente no anúncio. Também é importante que assuntos específicos estejam reunidos em um único grupo de anúncios para que o usuário não seja impactado por uma campanha que não corresponde à imagem veiculada.
Outra boa prática é manter um ou dois grupos de anúncios fixos dentro da campanha para que a base de aprendizado não se perca. Importante atentar-se também para não criar campanhas isoladas quando você pode simplesmente criar uma única campanha com vários grupos distintos.
Para conquistar um bom alcance com a campanha, é importante que os criativos usados passem exatamente a mensagem desejada com claridade e transparência. Uma dica é usar as vantagens do próprio aplicativo e entender como ele pode agregar valor à experiência do usuário.
No caso das imagens, veja algumas orientações que podem ajudar no impulsionamento dos resultados:
Os textos também ajudam a obter bons resultados se usados da forma correta. Use títulos objetivos e descrições para informar as principais funções e benefícios do aplicativo. Também é importante lembrar que a campanha vai ser exibida em diferentes formatos, então é importante pensar em ao menos uma descrição de até 20 caracteres. Não se esqueça de apresentar variações de texto para dialogar com diferentes públicos, por exemplo:
Os vídeos são fundamentais para gerar novos usuários a um aplicativo, mas sempre lembre-se de adaptar o conteúdo ao formato. Outras dicas importantes são:
Foto do topo de Thomas Ulrich no Pixabay.