Publicidade
Região Sul destina 955 milhões de reais para publicidade em 2024
31 de Março de 2025

Região Sul destina 955 milhões de reais para publicidade em 2024

Dados do Cenp-Meios mostram crescimento robusto, refletindo o otimismo das empresas com o mercado publicitário

Em 2024, os investimentos do mercado brasileiro em mídia atingiram 26,3 bilhões de reais – um avanço de 12,17% na comparação com o ano anterior.

Na região Sul foram investidos mais de 955 milhões de reais em publicidade, o que equivale a 3,6% do volume total. Já o Sudeste concentrou 19,6% dos aportes, seguido pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%). No Sul, os aportes na área somaram 955 milhões de reais, acompanhando a tendência nacional de alta. Os dados fazem parte da pesquisa Cenp-Meios, do Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário. O desempenho reflete a confiança de empresas e organizações de todo o país na publicidade como ferramenta de impulsionamento do consumo e da economia e de fortalecimento das marcas.

Publicidade

Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. (No ano passado, 336 agências participaram da pesquisa.) São dados dos PIs (Pedido de Inserção), executados pelos veículos e consolidados por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

Uma série de fatores contribuiu para um crescimento dos investimentos publicitários em ritmo quase quatro vezes superior ao da expansão do PIB: a chegada de novos anunciantes estrangeiros, com destaque para as montadoras de automóveis chinesas, os Jogos Olímpicos de Paris e o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral. As datas estratégicas do varejo – Black Friday e Natal – também colaboraram para esse resultado. No ano, as veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido.

“O crescimento das verbas publicitárias em 2024 mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa indústria e o papel estratégico da publicidade como propulsora do crescimento do país. Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo, o que reforça a confiança das empresas em investir para se conectar com os consumidores”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp. “É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade.”

Em seu 8ano de realização, o Cenp-Meios foi monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica – NQT, organismo estatutário especializado no setor de pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de Anunciantes, Agências, Elos Digitais e Veículos de Comunicação. O Cenp-Meios contou ainda com a aferição da KPMG, responsável pela análise de integridade e pela segurança do sistema.

A seguir, confira os números do ano de 2024:

 

Confira o painel completo do Cenp-Meios aqui.

Foto:Unsplash

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade