Publicidade
Publicidade é a nova aposta da Apple
18 de Agosto de 2022

Publicidade é a nova aposta da Apple

Esse movimento já provocou perda de receitas para as gigantes do digital

A Apple está estudando maneiras de aumentar suas receitas em publicidade. Como? Exibindo mais anúncios em aplicativos que vem de fábrica no iPhone e iPad. A informação é da Bloomberg. Trata-se da nova aposta da Apple, que busca aumentar sua receita proveniente de publicidade. Hoje, a empresa exibe propagandas na App Store e outras telas do iOS, mas deve passar a exibir também em apps como Mapas, Livros e Podcasts.

Impacto no duopólio mundial
Recentemente, a Apple ampliou vagas no setor de publicidade e promoveu o vice-presidente da área, Todd Teresi. O plano é levar as receitas com anúncios de US$ 4 bilhões para mais de US$ 10 bilhões anuais. Em 2021, uma atualização nas configurações de rastreamento do iPhone fez Meta e Google perderem US$ 9,8 bilhões em receita.

Publicidade

Em matéria recente, o Financial Times apontou perdas siginificativas nas receitas da Meta (Facebook & Instagram), YouTube, Snap Inc. Twitter que, juntas, perderam aproximadamente US$ 9,85 bilhões. E qual o motivo dessa perda nessas gigantes? A nova politica de privacidade de dados da Apple que impede que as plataformas forneçam aos anunciantes formas de interagir, conhecer e entregar mídia de forma dirigida. O Facebook Advertising, por exemplo, perdeu quase 13% na sua receita global.

As propostas

Como observa o relatório da Bloomberg, a Apple já anuncia em

  • A App Store (um tipo de publicidade de pesquisa patrocinada)
  • Por meio de publicidade gráfica em Notícias e Ações
  • Com publicidade no estilo de TV durante o streaming da Major League Baseball .

Com base em relatórios de exploração dentro da empresa, uma direção futura para os negócios de publicidade da Apple pode vir na forma de listagens de mapas patrocinados no estilo Google-Maps ou listagens patrocinadas em outros aplicativos de fachada de loja, como livros ou podcasts, especula a Bloomberg.

Se a sorte da Amazon é algo a se considerar, a publicidade está tudo menos morta, especialmente com uma coorte global de usuários iOS relativamente ricos e leais para quem alguma publicidade não invasiva não fará uma grande diferença, mas tem o potencial de tornar a Apple enormes quantias de dinheiro e aumentar suas receitas não relacionadas a hardware.

Ainda existem alguns problemas, no entanto. A Apple, por exemplo, não perguntará a seus usuários em cada aplicativo individual se eles estão dispostos a ser rastreados (ela argumenta que eles não estão sendo rastreados em aplicativos), mesmo que haja uma configuração central para desativar a publicidade personalizada.

Portanto, parece que existem regras diferentes para diferentes jogadores, o que pode se tornar um problema no futuro.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade