1. Um advogado se casou com uma mulher que havia sido casada oito vezes. Na noite de núpcias, no quarto do hotel, a noiva disse:
– Por favor meu bem, seja gentil. Ainda sou virgem!!!
Perplexo, sabendo que ela havia sido casada oito vezes, o noivo pediu para que ela se explicasse. – Ela explicou:
– Meu primeiro marido era psicólogo. Ele só queria conversa sobre sexo;
– Meu segundo marido era ginecologista. Ele só queira examinar o local;
– Meu terceiro marido era colecionador de selos. Ele só queria lamber;
– Meu quarto marido era gerente de vendas. Ele dizia que sabia que tinha o produto, mas não sabia como utiliza-lo; –
Meu quinto marido era engenheiro. Ele dizia que compreendia o procedimento básico, mas que precisava de três anos para pesquisar, implementar e criar um método de utilização;
– Meu sexto marido era funcionário público. Ele dizia que compreendia perfeitamente como era, mas que não tinha certeza se era da competência dele;
– Meu sétimo marido era técnico de informática. Ele dizia que se estava funcionando, era melhor ele não mexer; –
Meu oitavo marido era analista de suporte. Depois de dar uma olhada, ele disse que as peças estavam todas perfeitas, mas que não sabia porque o sistema não funcionava.
– Por isso agora estou me casando com um advogado. –
Por que eu?
– Porque tenho certeza que você vai me foder… (Do Piadas Engraçadas)
2. Pra que existem profissionais de marketing, agências e criativos? Se você procurar bem uma resposta para essa pergunta vai acabar concluindo: para criar e manter clientes, através de estratégias inteligentes e de mensagens poderosas.
3. No entanto, quando a gente chega a essa conclusão e olha para o mercado não vê isso.
Vê, por exemplo a campanha do Bradesco, que fala insistentemente do Bra, mas não se explica, não atrai, não conta uma história, nada. Fica no Bra, Bra, Bra, como se o consumidor fosse um idiota que não precisasse entender nada, bastar repetir o que a comunicação diz.
4. Vê uma campanha da Fiat, que achou o vem pra rua em um comercial idiota e agora não sabe o que faz com ele.
5. Vê o comercial dos Postos Shell, um primor em matéria de complicar um recado.
6. Vê o comercial da Caixa em que um garoto sai pedindo camiseta para um monte de gente.
7. E no entanto, desde sempre uma boa mensagem comercial tem, necessariamente, desde sempre, de obedecer a três princípios:
a) Ter uma ideia poderosa, instigante, surpreendente;
b) Contar uma boa história;
c) Ser simples;
Coisas que os criativos não sabem mais fazer, talvez porque os estrategistas não saibam lhes explicar.
8. Sugiro a estrategistas e criativos que deem uma olhada no livro Marketing, do Departamento de Marketing da Kollogg e prefaciado por Phillip Kotler.
Se acharem que tem texto demais para merecer sua leitura, leiam pelo menos o capítulo 5 “Elaboração de uma declaração de posicionamento e sua tradução no design de marca”.
Caso contrário, correm o risco de ouvir, do cliente, já.já, a mesma resposta que a recém casada deu ao advogado.
