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New Energy assina nova campanha de posicionamento do açúcar UNIÃO
01 de Junho de 2012

New Energy assina nova campanha de posicionamento do açúcar UNIÃO

Presente nos momentos mais doces das famílias brasileiras há cem anos, o Açúcar União, do Grupo Cosan, apresenta novo posicionamento no mercado brasileiro, com foco na linha completa de açúcar, composta por oito produtos distintos, voltados para diferentes perfis e momentos de consumo. A plataforma de comunicação desenvolvida para essa nova fase é assinada pela agência New Energy, do Grupo Newcomm, e apresenta a assinatura “Onde tem doce tem União”. A iniciativa conta com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões em marketing, os quais incluem pesquisas com os consumidores, shoppers, desenvolvimento de novos produtos, reformulação de embalagens, criação e veiculação de peças de mídia on e off-line e material de PDV, entre outras ações.

A campanha multimídia é composta de três filmes para TV, anúncios de página tripla, material de mobiliário urbano e de ponto de venda e ações virtuais assinadas pela agência VML. A nova assinatura, "Onde tem doce tem União", traduz, de forma sucinta, o papel do Açúcar União na vida dos brasileiros. A campanha trabalha com o conceito criativo “Receitas de vida por um mundo mais doce”, construído a partir de pesquisas que identificaram a forte ligação da marca com a culinária afetiva. As peças trazem situações em que os produtos estão entrelaçados com as demonstrações de afeto, generosidade, amor e cuidado com o próximo.
 
O primeiro comercial assinado pela New Energy faz uma analogia entre o preparo do “Pé de Moleque" e um fim de semana com a garotada brincando descalça em meio à natureza. Além de divulgar o Açúcar União Naturale, o filme aconselha: é melhor servir o doce antes que a molecada dê no pé novamente. Já “Rocambole” mostra um casal que gosta de manter a forma, mas não quer abrir mão de comer um doce. A solução para o eterno conflito é o União Fit, cuja composição tem metade das calorias do açúcar tradicional. No terceiro comercial, um casal prepara, com União Refinado, o “Bolo da Volta” para o filho que passou o fim de semana fora. Entre os ingredientes estão as saudades do pai e da mãe.
 
“A oportunidade de criar para a União foi uma experiência maravilhosa para a New Energy, uma agência com pouquíssimos meses de vida. A química entre as equipes nos permitiu mergulhar no negócio e pensar na melhor forma para reposicionar a marca”, comenta Sérgio Fonseca, diretor de criação da New Energy. “Esse trabalho continuou no processo de produção, no qual a diretora Kitty Bertazzi trouxe toda a leveza que queríamos para as estórias que a campanha retrata”, completa Mariangela Silvani, também diretora de criação. As peças de mídia impressa seguem o mesmo conceito dos comerciais e apresentam receitas de pé de moleque, rocambole e bolo caseiro, feitas com ingredientes emocionais e do cotidiano, com o propósito de apresentar destaques da linha de produtos União. Além de União Naturale, União Fit e União Refinado, a marca conta com o União Premium, Cristalçúcar, Glaçúcar, Doçúcar e Orgânico.
 
Os esforços de comunicação também contemplam a criação de material de PDV, seguindo a mesma linha da campanha impressa, para apresentar a linha de produtos e ajudar o consumidor a identificar no momento da compra qual opção atende melhor suas necessidades. Também faz parte do processo de reposicionamento da marca a reformulação da identidade visual das embalagens, assinada pela Narita Design.
 
A plataforma digital, por sua vez, foi desenvolvida pela VML de acordo com a nova proposta de comunicação criada pela New Energy. Ela inclui a reformulação do site de receitas no endereço www.ciauniao.com.br e um hotsite para o açúcar União Fit.


Segundo Mara Pezzotti, diretora de marketing da Cosan Alimentos, a New Energy traduziu muito bem o posicionamento da marca, “Por um mundo mais doce”, e soube trazer as receitas que fazem parte do DNA da marca na campanha criativa.
 
A criação da campanha é de Sérgio Fonseca, Mariangela Silvani, Mauricio Machado, Nelson Costa e Leonardo Russo, sob direção de Sérgio Fonseca e Mariangela Silvani.
 
 
 
FICHA TÉCNICA
Campanha: “Receitas de vida por um mundo mais doce”
Título: “Bolo da Volta”, “Delícia de Rocambole”, “Pé de Moleque”  
Duração: 3×30” / 3×15” / 3×5”
Cliente: Cosan Alimentos
Produto: Linha de Açúcar União
Agência: New Energy
Direção de Criação: Sérgio Fonseca e Mariangela Silvani
Criação: Sérgio Fonseca, Mariangela Silvani, Mauricio Machado, Nelson Costa e Leonardo Russo.
Produção Eletrônica: Moema Porro e Ian Inglez
Produção Gráfica: Robinson Silva
Art Buyer: Juliana Gardim
Mídia: Davi Monteiro
Planejamento: Raquel Messias
Atendimento Agência: Renato Fischer, Stephanie Paris e Flavia Monte
Produtora: O2 Filmes
Direção: Kitty Bertazzi
Produção: Paula Madureira
Produção de casting: O2 Filmes
Produção executiva: Carlos Betti
Atendimento produtora: Rejane Bicca/Chico Pedreira
Direção de fotografia: Ricardo Della Rosa
Montagem: Saulo Simão
Finalização: O2 Filmes
Produtora de Som: S de Samba
Produtor de Som: Dimi Kireeff e Marcio Chavemarin
Atendimento: Alexandre Marcondes
Imagens:
Fotógrafo: Fernando Louza
3D: Estúdio Fábula
Mês de Produção: abril/maio 2012
Aprovação Cliente: Mara Pezzotti e Christine Itagaki

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