O clima da festa se percebia já no estacionamento do Oceania Convention Center, um novo e excelente local na Praia dos Ingleses que vai se transformando em nova opção para eventos corporativos e festas de todos os gêneros na Ilha de Santa Catarina. O tema da festa, escolhido este ano pela Rede Globo, foi baseado no filme “Piratas do Caribe”, com decoração e um time de recepcionistas homens e mulheres com guarda-roupa oriundo da produção dirigida por Rob Marshall.
Publicitários dos 3 Estados do Sul lotaram o Oceania superando a expectativa dos 400 participantes anunciados pela Globo e RBS. Mesmo não havendo a presença de agências catarinenses entre os finalistas, criativos e donos das principais agências compareceram e demonstraram sua simpatia com os finalistas que trouxeram equipes inteiras para Florianópolis.
Qualidade dos finalistas
Onze jurados elegeram 8 finalistas dentre os 125 comerciais inscritos por 43 agências e 53 produtoras. Competiram criações das agências JWT, YEAH, TIF e MASTER do Paraná, e COMPETENCE, DM9SUL e PAIM do Rio Grande do Sul. Os anunciantes que assinam esses comercais são: UNIMED LONDRINA, LOJAS POMPÉIA PORTO ALEGRE, YOU MOVE CURITIBA, CLÍNICA VETERINÁRIA VET PLUS JOINVILLE, PANVEL FARMÁCIAS PORTO ALEGRE, EDITORA POSITIVO CURITIBA, CERVEJA POLAR PORTO ALEGRE E HSBC CURITIBA.
A lição
A qualidade de produção da maioria dos comerciais finalistas é de alto nível. No entanto, os vencedores das duas categorias não tinham as melhores produções, mas as melhores ideias. O que se comentou ao final da cerimônia de premiação foi exatamente esse aspecto que também se verificou no último Cannes Lions: a ideia é que vale. Portanto, as agências catarinenses podem e devem olhar com mais atenção suas participações em premiações sérias e de relevância, inclusive nas internacionais. A conquista do prêmio pelo comercial de 15″ da Vet Plus em tomada única e cenário baratíssimo derruba por terra a alegada falta de verba para boas produções, que não deve ser mais o principal argumento para não inscreverem seus bons trabalhos e passarem a mostrar a boa qualidade da propaganda catarinense.
Vencedor Categoria Campanha
Anunciante: Unimed Londrina (PR)
Agência JWT (PR)
Para assistir aos 3 comerciais finalistas clique aqui
Vencedor Categoria Mercado
Anunciante: Clínica Veterinária Vet Plus (Joinville)
Agência: TIF Comunicação (PR).
Para assistir aos 5 comerciais finalistas clique aqui
Imagens da festa