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Letícia Pacheco faz balanço das ações do Grupo de Planejamento SC em 2012 e projetos para 2013
28 de Janeiro de 2013

Letícia Pacheco faz balanço das ações do Grupo de Planejamento SC em 2012 e projetos para 2013

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Letícia PachecoDando sequência à série de matérias com os presidentes de quatro entidades que reúnem profissionais de propaganda em Santa Catarina – apresentando um balanço de 2012 e uma previsão das atividades para este ano – hoje publicamos o balanço feito por Letícia Pacheco, uma das fundadoras do Grupo de Planejamento de Santa Catarina, entidade associada ao Grupo de Planejamento de São Paulo. Confira:

“O Grupo de Planejamento de Santa Catarina nasceu com intuito de reunir os planners do mercado local para troca de informações, valorização da disciplina e promover o desenvolvimento do planejamento na região. A primeira reunião aconteceu em outubro de 2010, mas de fato, 2011 e 2012 foram os anos nos quais tivemos reuniões em que os profissionais participantes do grupo, mostraram alguns cases desenvolvidos por eles, assim como, tivemos reunião de trocas de informação e estudos. Além disso, trouxemos um profissional de São Paulo para um workshop do curso de Prezi e conseguimos uma parceria com o grupo de planejamento de São Paulo, que fez a transmissão de vários eventos ao vivo para profissionais do Grupo de Santa Catarina.

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No final de 2012, durante a conferência anual do Grupo de Planejamento de São Paulo, na qual tivemos três participantes do GPSC, conversamos sobre um projeto diferente para 2013. A fim de buscar uma maior participação dos profissionais de planejamento de todo o estado e formalizar o grupo. A ideia é que tenhamos núcleos divididos por regiões e encontros mensais de todos estes núcleos, assim teremos uma participação mais efetiva de todas as regiões. Para isso a ideia é que façamos um survey onde possamos mensurar de forma mais precisa quem são e quantos são, formação e estrutura dos profissionais e do departamento de planejamento das agências em Santa Catarina. Assim poderemos dividir as regiões de acordo com uma maior concentração de profissionais em cada uma. Já temos o MoveLab e o Acontecendoaqui como parceiros e a intenção é que essa idéia seja realizada ainda no primeiro trimestre deste ano.

Percebemos que cada vez mais os clientes locais têm exigido das agências um olhar mais estratégico, com uma visão mais dinâmica de negócio, voltada para inovação, construção de marcas e oportunidades em termos de novos segmentos, novos produtos. Neste cenário, o planejamento tem um papel bastante importante e por isso vem ganhando destaque dentro das agências locais, através da contratação de profissionais especializados na área e no desenvolvimento de núcleos específicos de estratégia e branding. Tudo isso devido a demanda gerada pelos clientes.

Por outro lado, ainda é difícil encontrar nas fichas técnicas de campanhas desenvolvidas em SC um profissional de planejamento citado. Aliás, lanço aqui esta proposta, vamos incluir os profissionais de planejamento nas fichas técnicas das campanhas daqui para frente. Isso ajuda a valorizar a qualidade do trabalho desenvolvido pelas agências, assim como, já acontece em outros mercados como SP, RS e PR.

Nos cursos de publicidade a área de Planejamento ainda é pouco almejada pelos futuros profissionais. Nas últimas palestras das quais tive a oportunidade de fazer nas universidades locais, quando pergunto aos acadêmicos quem gostaria de seguir a carreira de planner poucos demonstraram interesse. A maioria tem pouca informação sobre as perspectivas do profissional desta área, embora seja uma das quais temos grande carência de profissionais especializados.
Uma agência pode até funcionar sem um profissional de planejamento, algumas no mercado local até fazem isso, mas o benefício que o profissional de planejamento agrega para uma agência se reflete na qualidade e na assertividade do produto final.

É papel do profissional de planejamento se utilizar das informações disponíveis no cliente, no mercado e nas ruas e assim gerar provocação criativa dentro da agência. O planejador é acima de tudo um estudioso do comportamento de consumo, dos movimentos sociais e dos impactos que estes movimentos têm no mercado e no negócio do cliente. Cada vez mais o papel do planejador é buscar a inovação e participar ativamente na elaboração de novas oportunidades de negócio para a empresa.

A demanda por profissionais também trouxe para o Brasil alguns cursos específicos para aqueles que querem se especializar em planejamento. Geralmente são intensivos de curta duração, os quais procuram simular uma realidade de mercado com aulas teóricas e exercícios práticos com muita ralação durante todo o processo. O Boot Camp da Miami Ad School ESPM é um deles. Tive o prazer de fazer parte de uma das primeiras turmas do curso em 2005 em SP e super recomendo.

A Lemon School de Curitiba também tem um curso com foco em planejamento com um programa bem bacana. Inclusive já trouxeram uma versão de curta duração para Floripa com a participação de planners de peso do mercado de SP e Curitiba.

Gostaríamos muito de que os profissionais de planejamento do Estado participassem ativamente do survey e das atividades do GPSC no ano de 2013. Buscamos a exemplo do Clube de Criação e do Grupo de Mídia, o fortalecimento e reconhecimento de nossa disciplina, além de contribuir para formação continuada dos profissionais atuais e instigar o ingresso de novos profissionais, em uma área que tem crescido principalmente por exigência e reconhecimento dos próprios clientes.”
Letícia Pacheco, é Gerente de Planejamento da Propague, de Florianópolis, fundadora e Diretora do Grupo de Planejamento de Santa Catarina.

 

Confira aqui o balanço 2012 do CC,SC feito por Alexandre Guedes.

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