Publicidade
Investimento global em propaganda deverá crescer 4,1% em 2013
17 de Dezembro de 2012

Investimento global em propaganda deverá crescer 4,1% em 2013

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Montante poderá chegar a 518 bilhões de dólares

 O crescimento dos investimentos em propaganda deve se fortalecer ao longo dos próximos três anos, passando dos 3,3% verificados neste ano para 4,1% em 2013 e 5,6% em 2015. De acordo com pesquisa da ZenithOptimedia, pertencente ao Grupo Publicis, os mercados emergentes contribuirão com 61% do crescimento entre 2012 e 2015 e aumentarão sua fatia dentro dos investimentos mundiais de 34% para 37%.  A Europa Oriental, Ásia Central e América Latina deverão crescer a taxas anuais na faixa dos 9%.

Publicidade

América do Norte deverá experimentar crescimento anual de 5%, enquanto a Zona do Euro deverá encolher 4% em 2013, estabilizar em 2014 e crescer 2% em 2015. A publicidade na Internet deverá ultrapassar a soma dos meios jornal e revista em 2015, boa parte impulsionada pelo rápido desenvolvimento das mídias sociais e do uso do vídeo online, devendo crescer 14,6% em 2013, enquanto a mídia tradicional deverá crescer apenas 1,7%.

2013
O estudo da ZenithOptimedia aponta para o montante de 518 bilhões o investimento em publicidade até o final do próximo ano. Como tem sido o caso desde que a crise econômica começou em 2007, este crescimento será liderado pelos mercados em desenvolvimento, cujo crescimento na área será de 8% em média em 2013, enquanto os mercados desenvolvidos deverão crescer apenas 2%, sob o peso da crise da zona euro.

De olho no ROI
Os anunciantes estão dispostos a aumentar seus orçamentos onde eles podem alcançar um forte retorno sobre o investimento. Segundo Steve King, diretor executivo global da ZenithOptimedia Group, “isso significa que os mercados em desenvolvimento, as mídias sociais e o vídeo online estão crescendo rapidamente, apoiando a expansão contínua nos investimentos globais em publicidade, apesar de estagnação na zona do euro.”

Investimentos em publicidade por região 

REGIÃO

2011

2012

2013

2014

2015

América do Norte 165.086  /  1,80 171.937 / 4,10 177.897 / 3,50 185.779 / 4,40 194.666 / 4,80
Europa Ocidental 109.244  /  2,30 106.815 / -2,20 107.066 / 0,20 109.126 / 1,90 111.549 / 2,20
Ásia / Pacífico 132.131  /  5,70 140.151 / 6,10 147.912 / 5,50 156.713 / 5,90 167.410 / 6,80
Europa Central e Oriental 26.153  /  8,20 26.716 / 2,20 28.367 / 6,20 30.449 / 7,30 32.858 / 7,90
América Latina 35.282 /  10,30 37.991 / 7,70 41.780 / 10,0 45.549 / 9,00 49.835 / 9,40
Oriente Médio e Norte da África 4.155 / -14,90 4.198 / 1,00 4.313 / 2,80 4.412 / 2,30 4.521 / 2,50
Resto do mundo 9.508  /  7,00 9.505 / 0 10.332 / 8,70 11.422 / 11,0 12.848 / 12,50
MUNDO 481.560  / 3,80 497.312 / 3,30 517.668 / 4,10 543.450 / 5,00 573.686 / 5,60
(Em milhões de dólares / variação)

Fonte: ZenithOptimedia

Publicidade
Publicidade