Montante poderá chegar a 518 bilhões de dólares
O crescimento dos investimentos em propaganda deve se fortalecer ao longo dos próximos três anos, passando dos 3,3% verificados neste ano para 4,1% em 2013 e 5,6% em 2015. De acordo com pesquisa da ZenithOptimedia, pertencente ao Grupo Publicis, os mercados emergentes contribuirão com 61% do crescimento entre 2012 e 2015 e aumentarão sua fatia dentro dos investimentos mundiais de 34% para 37%. A Europa Oriental, Ásia Central e América Latina deverão crescer a taxas anuais na faixa dos 9%.
América do Norte deverá experimentar crescimento anual de 5%, enquanto a Zona do Euro deverá encolher 4% em 2013, estabilizar em 2014 e crescer 2% em 2015. A publicidade na Internet deverá ultrapassar a soma dos meios jornal e revista em 2015, boa parte impulsionada pelo rápido desenvolvimento das mídias sociais e do uso do vídeo online, devendo crescer 14,6% em 2013, enquanto a mídia tradicional deverá crescer apenas 1,7%.
2013
O estudo da ZenithOptimedia aponta para o montante de 518 bilhões o investimento em publicidade até o final do próximo ano. Como tem sido o caso desde que a crise econômica começou em 2007, este crescimento será liderado pelos mercados em desenvolvimento, cujo crescimento na área será de 8% em média em 2013, enquanto os mercados desenvolvidos deverão crescer apenas 2%, sob o peso da crise da zona euro.
De olho no ROI
Os anunciantes estão dispostos a aumentar seus orçamentos onde eles podem alcançar um forte retorno sobre o investimento. Segundo Steve King, diretor executivo global da ZenithOptimedia Group, “isso significa que os mercados em desenvolvimento, as mídias sociais e o vídeo online estão crescendo rapidamente, apoiando a expansão contínua nos investimentos globais em publicidade, apesar de estagnação na zona do euro.”
Investimentos em publicidade por região
REGIÃO |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
América do Norte | 165.086 / 1,80 | 171.937 / 4,10 | 177.897 / 3,50 | 185.779 / 4,40 | 194.666 / 4,80 |
Europa Ocidental | 109.244 / 2,30 | 106.815 / -2,20 | 107.066 / 0,20 | 109.126 / 1,90 | 111.549 / 2,20 |
Ásia / Pacífico | 132.131 / 5,70 | 140.151 / 6,10 | 147.912 / 5,50 | 156.713 / 5,90 | 167.410 / 6,80 |
Europa Central e Oriental | 26.153 / 8,20 | 26.716 / 2,20 | 28.367 / 6,20 | 30.449 / 7,30 | 32.858 / 7,90 |
América Latina | 35.282 / 10,30 | 37.991 / 7,70 | 41.780 / 10,0 | 45.549 / 9,00 | 49.835 / 9,40 |
Oriente Médio e Norte da África | 4.155 / -14,90 | 4.198 / 1,00 | 4.313 / 2,80 | 4.412 / 2,30 | 4.521 / 2,50 |
Resto do mundo | 9.508 / 7,00 | 9.505 / 0 | 10.332 / 8,70 | 11.422 / 11,0 | 12.848 / 12,50 |
MUNDO | 481.560 / 3,80 | 497.312 / 3,30 | 517.668 / 4,10 | 543.450 / 5,00 | 573.686 / 5,60 |
(Em milhões de dólares / variação) |
Fonte: ZenithOptimedia