Começa hoje na Serra Gaúcha o 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que terá como tema Razão & Emoção. Ele será realizado de hoje a 6a feira (7/6), no Serra Park, em Gramado. A programação contará com uma diversidade de temas, que abordarão questões científicas – por exemplo, como a mente humana toma decisões – e comportamentais – como a emoção de criar.
ALAP
Promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP), o Festival é considerado o maior evento do setor na América Latina e o terceiro do mundo, e se consagra como um ponto de encontro, discussão e análise do segmento publicitário.
TEMA
Para o presidente do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o publicitário Mauro Dorfman, a forma de entender e de interagir com o mundo está marcada pelo contraste entre ideias e sentimentos, cálculos e impulsos, conceitos e preconceitos. “Esta foi a inspiração para escolher um tema cotidiano e atual, mas extremamente amplo e instigante, para compor o centro da discussão do evento”.
Razão & Emoção
De forma inédita, os dois dias de palestras e seminários (dias 6 e 7/6) serão temáticos. No dia 6, as palestras e programação visual estarão inspirados na racionalidade. Entre os temas, se destacam O que houve com a intuição?;Como a mente humana toma decisões; A arte de vender e comunicar e A emoção tem razão.
Já no último dia de palestras e seminários (sexta-feira, dia 7 de junho), as emoções que governam os impulsos e atitudes na comunicação ganham espaço. Nessa data serão apresentados temas como Migrantes da emoção; Cinema, emoção e lightsabers: das telas para as mãos; O fantástico mundo do play; A sustentabilidade como driver de negócios e Emoção de criar. Confira a programação completa abaixo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
5 de junho, quarta-feira
19h Abertura solene
19h30min Entrega da Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho para Patrícia Poeta (apresentadora do Jornal Nacional, da TV Globo), João Vontobel (presidente honorário do Conselho de Administração da Vonpar), Armando Ferrentini (diretor-presidente da Editora Referência), Luiz Coronel (diretor Institucional da agência Matriz e patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre) e Julio Mottin (presidente do Grupo Dimed-Panvel)
20h Entrega do Troféu Publicista Latino-Americano
21h15min Conferência inaugural com Octávio Florisbal (patrono do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e conselheiro da Rede Globo de Televisão)
21h30min Encerramento
6 de junho, quinta-feira
9h Painel O que houve com a intuição?
Painelista: Regina Augusto (jornalista, diretora editorial do Meio & Mensagem e uma das maiores especialistas brasileiras no mercado de Comunicação, Marketing e Mídia)
Debatedores: Hiran Castelo Branco (presidente do Conselho Nacional de Propaganda e vice-presidente da ESPM) e Marcelo Pires (diretor da agência Ideia da Silva)
Mediador: Mauro Dorfman (presidente do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e da Dez Comunicação)
10h30min Painel mídia de hoje e amanhã
Painelistas: Antonio Jorge Alaby Pinheiro (sócio-diretor da Mídia1 Comunicação) e Selva Andreoli (Grupo Publicitário Perfil)
Debatedores: Patrícia Angeletti (Grupo de Mídia RS), Leonardo Zigon Hoffmann (sócio-fundador da ZIPAR), Luis Cruz (diretor do SBT-RS) e André Braga (diretor executivo Elemidia)
Moderador: Alexandre Gadret (presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão – AGERT)
11h50min Apresentação das peças premiadas “El Ojo de America”
Apresentação: Santiago Keller Sarmiento (Latin Spots, Argentina)
Participantes: Rosário Arzabe (presidente de Arzabe&Jire– Bolívia), Sherman Calvo (presidente da Associação Salvadorenha de Agências de Publicidade – Cuba) e Enrique Biedermann (convidado especial – Paraguai)
13h30min Apresentação do Prêmio Colunistas por Marcio Ehrlich
14h Palestra Narrativa. Tecnologia e Mercado
Palestrante: Morihiro Harano (fundador e diretor de Criação da agência Mori Inc., além de jurado nos festivais de Cannes 2012 e 2013)
Apresentação: Carlos Saul Duque (vice-presidente de Criação da Dez Comunicação)
15h30min Painel Como a mente humana toma decisões
Painelista: AndrePalmini (neurocientista e coordenador de projetos científicos do Instituto do Cérebro da PUCRS)
Debatedores: AndreForesti (diretor de Planejamento da F/NazcaSaatchi & Saatchi) e Alexandre Matias (diretor de Redação da Revista Galileu)
Moderador: Mauro Dorfman (presidente do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e da Dez Comunicação)
17h Painel A arte de vender e comunicar
Painelistas: Cristiano Fröis (diretor de Marketing da Chilli Beans) e Pedro Navio (head da Red Bull para América Latina)
Debatedor: Ricardo Esturaro (diretor de Planejamento e Marketing da Rede Globo)
Moderador: Alexandre Godoy (diretor Regional AMPRO-RS)
18h20min Apresentação do Bancomark por Elias Marcos Guerra (jurídico da ALAP)
18h45min Palestra A emoção tem razão
Palestrante: Dado Schneider
7 de junho, sexta-feira
9h Painel Migrantes da emoção
Painelistas: Alexandre Lucas (diretor Bossa Nova Films) e Eduardo Camargo ( CEO/CCO, Mutato)
Dabatedor: Roberto Callage (publicitário e diretor de comerciais)
Moderador: Mauro Dorfman (presidente do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e da Dez Comunicação)
10h30min Cinema, emoção e lightsabers: das telas para as mãos
Painelista:Claudio Ramos (diretor Internacional no Departamento Consumer Products da Dream Works)
Debatedores: Paulo Tiefenthaler (ator do programa Larica Total) e Fábio Bernardi (presidente da Associação Riograndense de Propaganda)
Moderador: Tulio Milman (jornalista e apresentador do Grupo RBS)
11h50min Exibição do documentário Ideias Registradas
Apresentação: Fábio Bernardi (presidente da Associação Riograndense de Propaganda)
14h Painel O fantástico mundo do play
Painelistas: Miguel Genovese (diretor de Criação) e josé Pedro Goulart (diretor da Mínima)
Debatedor: Roberto Andrade (diretor da MediaBox)
Mediador: Marsal Alves Branco (professor da Feevale)
15h30min Sustentabilidade como driver de negócios
Painelista: Carlos Bensan (presidente criação da Ogilvy/Earth Chile y Ogilvy da América Latina)
Debatedores: Francisco Samper (presidente criativo da Lowe/SSP3 – Colombia), Rodolfo Nölck (presidente da Rede Latino-americana de Agências de Publicidade – Venezuela) e Eduardo Perez “Spooky” (presidente criativo da agência El Recreo– México)
17h Painel Emoção de criar
Painelistas: Zico Farina (redator da agência DM9DDB) e Vitor Knijnik (vice-presidente de Criação da Agência VML)
Debatedor: Rodrigo Pesavento (Zeppelin)
Mediador: Marcelo Ferla (jornalista e apresentador do programa Conexões na rádio web Oi FM)
18h20min Prêmio Universitário Latino-Americano
18h30min Lula contra o Mau
Apresentação: Lula Vieira e Maurício Menezes
*Programação sujeita a alterações