Publicidade
Grupo Boticário lança movimento para promover Centro de Pesquisa da Mulher
07 de Março de 2025

Grupo Boticário lança movimento para promover Centro de Pesquisa da Mulher

Ação visa ampliar conhecimento científico sobre o cuidado e o bem-estar feminino em todas as fases da vida

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), o Grupo Boticário lança o maior movimento de marca da sua história, marcado pela inauguração do Centro de Pesquisa da Mulher – um centro inovador voltado ao financiamento e incentivo de pesquisas científicas sobre o bem-estar e os cuidados femininos em todas as fases da vida.

Nomeado #PesquiseMeuCorpo, o movimento, criado pela Agência GUT, parte do paradoxo de que, enquanto o corpo feminino é constantemente monitorado, julgado e imposto a padrões, ele ainda é pouco estudado e pesquisado cientificamente.

Publicidade

Durante muitas décadas, a ciência priorizou o corpo masculino como padrão em termos de investigação e pesquisas, deixando de lado fatores essenciais para o bem-estar e cuidado feminino. É o que evidenciam estudos, como o realizado pela McKinsey (Closing the Women’s Health Gap) em 2024. Segundo a consultoria, ainda existe uma grande diferença entre os investimentos dedicados às pesquisas sobre o corpo masculino e feminino, resultando em uma lacuna significativa na obtenção de dados e conhecimento sobre a saúde e o bem-estar da mulher em todas as fases da sua vida – da puberdade à menopausa e senescência.

O movimento inédito do Grupo Boticário e o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher têm o objetivo de contribuir com a mudança desse cenário e  ser referência global em conhecimento sobre a mulher, impulsionando o bem-estar e o cuidado através de pesquisa científica de ponta, desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras, além do fomento à educação e empoderamento. Para isso, o Centro contará com parceiros nacionais e internacionais para a realização de estudos, sendo o primeiro deles o Hospital Israelita Albert Einstein, reconhecido pela sua excelência em saúde e pesquisa.

Para a Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, o movimento vai além da provocação – ele busca uma mudança concreta na forma como o corpo feminino é compreendido e tratado na sociedade. “Queremos incentivar a valorização da essência e da individualidade da mulher, respeitando seus ciclos e fases. Por que monitorar e julgar quando podemos compreender e cuidar? Equidade não é apenas garantir oportunidades iguais, mas também reconhecer e atender as necessidades reais da mulher, que muitas vezes são ignoradas. Queremos que as mulheres sejam protagonistas das próprias histórias e tenham acesso ao conhecimento sobre seus corpos”, explica Renata.

Para despertar a reflexão sobre a importância de estudar a mulher em todas as fases da vida e para entregar beleza em cada uma delas, o movimento conta com um filme hero que traz a tensão já em seu nome: “O corpo mais buscado é o menos pesquisado”. Estrelado por Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta, o filme apresenta essas mulheres icônicas de uma forma nunca antes vista, por meio de exames de imagem – ilustrações que estimulam o debate sobre a importância de pesquisar o corpo feminino para além da estética, valorizando a ciência que estuda o cuidado e o bem-estar, e inclui as mulheres.

O trio, de diferentes perfis e faixa-etárias, simboliza as diversas fases da mulher, bem como a diversidade, a resiliência e o protagonismo feminino ao longo da vida. Isabelle representa a juventude e a busca por crescimento pessoal inspirando mulheres que estão construindo seus caminhos. Deborah, com sua versatilidade e autenticidade, reflete a mulher adulta, que equilibra múltiplos papéis e se reinventa constantemente. Já Zezé, com sua trajetória icônica, inspira gerações a lutarem por reconhecimento e igualdade. “Déborah, Isabelle e Zezé são mulheres que sentiram os impactos do julgamento e olhar superficial sobre seus corpos, cada uma ao seu modo e em sua trajetória de vida. Tê-las conosco no primeiro grande filme do Grupo Boticário é muito relevante e potencializa o alcance do movimento #PesquiseMeuCorpo, estimulando assim a reflexão que desejamos na sociedade”, diz Gomide.

“É muito evidente como as mulheres sofrem com objetificação dos corpos e ao mesmo tempo é uma realidade pouco explorada como objeto de estudo científico. A falta de estudos e pesquisas causa um impacto grande nas nossas vidas e é muito importante abrir um espaço para falarmos sobre. Mais do que uma ação de Dia da Mulher, queremos chamar atenção para esse chamado: pesquise meu corpo”, contam Sofia Calvit e Mellina Fontoura, Diretoras de Criação da GUT. Alessandra Visintainer, Managing Director da GUT, completa, “para a GUT, fazer parte de um projeto como esse é a confirmação de que estamos no caminho certo. Somos uma agência majoritariamente feminina, com uma liderança forte e engajada na luta pelos direitos dos corpos femininos. Quando recebemos o briefing, abraçamos o desafio de mostrar a importância de conhecer e estudar nossos corpos da forma correta. Transformamos uma iniciativa poderosa do Grupo em uma ideia criativa capaz de gerar impacto e amplificar essa mensagem essencial. Estamos muito orgulhosos do resultado!”

#PesquiseMeuCorpo, o filme hero e o Centro de Pesquisa da Mulher também serão lançados no South by Southwest (SXSW) 2025, um dos maiores eventos globais de inovação e tecnologia, realizado em Austin, Texas (EUA) de 07 a 14 de março. Pela primeira vez, o Grupo Boticário subirá ao palco, com a palestra “Beauty 2030: The 5 Trends Redefining the Future of Longevity” (em português, “Beleza 2030: As 5 tendências que redefinem o futuro da longevidade”), apresentada por Renata Gomide e Carla Buzasi, CEO da WGSN, curadoria global de tendências.

Com início no dia 7 de março, a campanha conta com uma ampla estratégia de mídia e conteúdos digitais, incluindo uma ação inusitada em Google Ads: a cada nova nova busca realizada com foco no corpo feminino, o internauta será impactado por um anúncio do movimento, direcionando para a landing page do Centro de Pesquisa da Mulher. Além de reverberação nas redes sociais e canais do Grupo Boticário, as marcas de consumo da gigante da beleza também levarão o debate para as suas redes, para amplificar a reflexão.

A campanha conta com o conceito e filme assinados pela Agência GUT; produção, Vetor; produtora de som Cabaret; PR, Máquina Cohn & Wolfe; Marketing de Influência, Publination; Redes e Mídia, So What; Advocacy Casa B.

Um novo olhar para o corpo feminino

O Centro de Pesquisa da Mulher integra o Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário, uma iniciativa de colaboração multidisciplinar, que propõe um cuidado mais abrangente e integrado sobre o ser humano. Para uma atuação mais focada em temáticas de relevância científica e de impacto no bem-estar, o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas conta com polos menores especializados e com pilares fundamentais que incluem a condução de pesquisas avançadas sobre o olfato, os ciclos femininos, a pele, cabelos e couro cabeludo, sempre considerando a interseccionalidade como premissa para a inclusão e a equidade. Desta forma, o Centro de Pesquisa do Olfato (criado em 2021) também está abaixo do Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas e, ainda em 2025, dois novos centros de pesquisa (Pele e Cabelos) serão lançados como espaço de estudo multidisciplinar, focado em tópicos como os impactos fisiológicos humanos.

Com um conselho de cientistas, pesquisadores especialistas em cuidado, bem-estar e beleza, o Centro de Pesquisa da Mulher conta com quatro pilares de atuação: fomento à pesquisas científicas sobre os ciclos femininos considerando as diferenças fisiológicas, hormonais, microbiota e as necessidades específicas de cada fase; educação e empoderamento para capacitar profissionais e pesquisadores; desenvolvimento de produtos a partir de um aprofundamento das necessidades das mulheres em todas as etapas da vida, incluindo momentos únicos como a gravidez, pós-parto, início da menopausa, etc; e, por fim, uma abordagem holística, garantindo uma visão integral sobre a beleza e bem-estar da mulher em sinergia aos demais polos de pesquisa do Grupo Boticário.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade