Publicidade
Google forma parceria com Nasa para pesquisa espacial
05 de Outubro de 2005

Google forma parceria com Nasa para pesquisa espacial

05-10-05 – A companhia de buscas na Web Google anunciou que planeja parceria com a agência espacial norte-americana Nasa para fins de pesquisa espacial. A empresa vai construir um novo complexo no centro de estudos da agência espacial no coração do Vale do Silício.

O Google e a National Aeronautical and Space Administration (Nasa) anunciaram planos para cooperarem em projetos de pesquisa como a administração de dados em larga escala, nanotecnologia, computação maciça distribuída e exploração comercial do espaço.

Publicidade

Processamento voluntário

A computação distribuída tem por objetivo reunir pela internet o poder de processamento de milhões de computadores pessoais, enquanto seus proprietários, que participam voluntariamente do processo, não os estiverem usando. A idéia é usar uma grade de máquinas conectadas à web que trabalhará em projetos de pesquisa de grande escala como questões médicas ou exploração espacial.

G. Scott Hubbard, diretor do Ames Center, da Nasa, anunciou em comunicado que a parceria entre o setor público e o privado "oferece enorme gama de potenciais benefícios para o programa espacial".

Novo complexo, de 100 mil metros quadrados

O acordo estipula que o Google instale um complexo de até 100 mil metros quadrados dentro do Nasa Research Park, em Moffett Field, uma antiga base aérea da Marinha dos Estados Unidos, cercada por milhares de empresas de tecnologia, no centro do Vale do Silício. A área é cerca de duas vezes maior que o tamanho total da sede do Google na vizinha Mountain View, Califórnia, onde o Google ocupou a antiga sede da Silicon Graphics apenas dois anos atrás. Os termos financeiros do acordo não foram revelados.

Em entrevista coletiva, Eric Schmidt, presidente-executivo e do conselho do Google, disse que a terra arrendada ao governo será usada para criar escritórios que alojarão os setores de pesquisa e desenvolvimento do grupo. Alguns projetos serão específicos do Google e outros reunirão esforços conjuntos com a Nasa, afirmou. "O Google e a Nasa compartilham de um desejo: levar um universo de informação às pessoas de todo o mundo", disse Schmidt. "Imaginem ter uma ampla seleção de imagens das missões Apollo ao seu alcance sempre que precisem delas", disse, exemplificando uma possível área de colaboração.

Fonte: Intermanagers

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade