Com o uso de inteligência artificial a empresa realizou o sonho de criança do cantor nordestino João Gomes
A ação aconteceu durante uma apresentação surpresa no evento iFood Arraial Estrelado, em São Paulo
A Inteligência Artificial vem sendo a “bola da vez” na publicidade também no Brasil. O maior sucesso até o momento foi o filme da Volkswagen que usou a tecnologia IA para colocar Elis Regina e Maria Rita cantando juntas. A ação foi até alvo de um processo no Conar que enxergou irregularidades na peça publicitária.
iFood
A gigante brasileira do delivery, iFood que promove em São Paulo o “iFood Arraial Estrelado” usou a tecnologia da inteligência artificial impactando o público durante a apresentação que uniu João Gomes e o eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga de forma lúdica em uma homenagem emocionante. Com a ajuda de inteligência artificial, as imagens e a voz de Luiz Gonzaga, ídolo declarado de João Gomes, foram exibidas no evento.
“O São João é uma festa tradicional da nossa cultura e o iFood, que é uma empresa brasileira de tecnologia com muito orgulho de sua origem, não poderia ficar de fora desse momento”, pontua Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing da marca. “O João Gomes é um artista jovem e uma das principais vozes da atualidade, com um alcance em todo o Brasil. Já o grande Luiz Gonzaga foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos. A homenagem, desenvolvida com a ajuda da inteligência artificial, foi emocionante e reforçou a importância da cultura, tão rica e diversa no Brasil”, acrescenta.
Encontro João Gomes e Luiz Gonzaga
A ação foi planejada para realizar um dos grandes sonhos de João Gomes. Durante o evento, o cantor falou sobre a sua história e a admiração que sempre teve por Luiz Gonzaga, seu ídolo. Enquanto relatava sobre seu desejo de cantar uma de suas músicas com o Rei do Baião, imagens feitas por meio de inteligência artificial projetaram uma animação de João Gomes ainda criança em sua cidade, Serrita, em Pernambuco.
Na sequência, o cantor revelou que o iFood, sabendo desse sonho, preparou a surpresa para deixar a festa ainda mais especial. Nesse momento, imagens de Luiz Gonzaga, também produzidas por inteligência artificial, surgiram no telão. Juntos, os dois cantaram a música “Eu tenho a Senha”, de João Gomes. A homenagem, proporcionada pelo uso da tecnologia, teve a autorização da família de Luiz Gonzaga.
O cantor João Gomes contou sobre a sensação de cantar com seu ídolo Luiz Gonzaga: “Estou bem feliz de poder viver esse momento. Obrigada a tecnologia e ao iFood por entregar esse pedido e realizar meu sonho de poder cantar o Gonzagão”.
A tecnologia
O iFood, como uma empresa de tecnologia, tem aberto portas com Inteligência Artificial para novas soluções, ferramentas de serviço e para promoção de experiências únicas ao seu público. A homenagem, envolvendo João Gomes e Luiz Gonzaga, foi totalmente gerada por meio de Inteligência Artificial (imagem e som), mobilizando um time de 17 pessoas, entre equipe própria e parceiros, e duas IAs distintas para produzir o som e a imagem.
O processo de produção da ação levou mais de 40 dias, a Inteligência Artificial precisou ser preparada tanto para a parte visual quanto para a vocal. Foram utilizados 80 minutos de amostras de voz isoladas de Luiz Gonzaga, retiradas de quase cem músicas de seu repertório, para construir a música de João Gomes na voz do cantor. E, em relação ao visual de Gonzagão, a jornada produtiva foi dividida em seis fases de treinamento com um total de 60 imagens distintas, considerando o seu tipo físico, suas expressões e suas roupas.
“O iFood é uma empresa pioneira em disponibilizar produtos, serviços e realizar ações de marketing utilizando inteligência artificial. Está no DNA do iFood essa sede por inovação. Nosso objetivo é facilitar o acesso e contribuir com o processo de democratização do uso da tecnologia no país, impactando positivamente o seu ecossistema”, finaliza Ana Gabriela Lopes.
Recentemente, a marca realizou uma iniciativa utilizando a tecnologia junto com a CazéTV, trazendo uma inovação para a transmissão: uma proposta de possíveis novos jogadores para o Botafogo com uso de ChatGPT, em indicou quais seriam os atletas escolhidos para jogar no “Fogão”.