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Gonzagão canta ao vivo com João Gomes em ação de IA da iFood
14 de Julho de 2023

Gonzagão canta ao vivo com João Gomes em ação de IA da iFood

Food entrega pedido especial para realizar sonho de cantar e homenagear Luiz Gonzaga

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Com o uso de inteligência artificial a empresa realizou o sonho de criança do cantor nordestino João Gomes
A ação aconteceu durante uma apresentação surpresa no evento iFood Arraial Estrelado, em São Paulo

A Inteligência Artificial vem sendo a “bola da vez” na publicidade também no Brasil. O maior sucesso até o momento foi o filme da Volkswagen que usou a tecnologia IA para colocar Elis Regina e Maria Rita cantando juntas. A ação foi até alvo de um processo no Conar que enxergou irregularidades na peça publicitária.

iFood
A gigante brasileira do delivery, iFood que promove em São Paulo o “iFood Arraial Estrelado” usou a tecnologia da inteligência artificial impactando o público durante a apresentação que uniu João Gomes e o eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga de forma lúdica em uma homenagem emocionante. Com a ajuda de inteligência artificial, as imagens e a voz de Luiz Gonzaga, ídolo declarado de João Gomes, foram exibidas no evento.

“O São João é uma festa tradicional da nossa cultura e o iFood, que é uma empresa brasileira de tecnologia com muito orgulho de sua origem, não poderia ficar de fora desse momento”, pontua Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing da marca. “O João Gomes é um artista jovem e uma das principais vozes da atualidade, com um alcance em todo o Brasil. Já o grande Luiz Gonzaga foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos. A homenagem, desenvolvida com a ajuda da inteligência artificial, foi emocionante e reforçou a importância da cultura, tão rica e diversa no Brasil”, acrescenta.

Encontro João Gomes e Luiz Gonzaga

A ação foi planejada para realizar um dos grandes sonhos de João Gomes. Durante o evento, o cantor falou sobre a sua história e a admiração que sempre teve por Luiz Gonzaga, seu ídolo. Enquanto relatava sobre seu desejo de cantar uma de suas músicas com o Rei do Baião, imagens feitas por meio de inteligência artificial projetaram uma animação de João Gomes ainda criança em sua cidade, Serrita, em Pernambuco.

Na sequência, o cantor revelou que o iFood, sabendo desse sonho, preparou a surpresa para deixar a festa ainda mais especial. Nesse momento, imagens de Luiz Gonzaga, também produzidas por inteligência artificial, surgiram no telão. Juntos, os dois cantaram a música “Eu tenho a Senha”, de João Gomes. A homenagem, proporcionada pelo uso da tecnologia, teve a autorização da família de Luiz Gonzaga.

O cantor João Gomes contou sobre a sensação de cantar com seu ídolo Luiz Gonzaga: “Estou bem feliz de poder viver esse momento. Obrigada a tecnologia e ao iFood por entregar esse pedido e realizar meu sonho de poder cantar o Gonzagão”.

 

 

A tecnologia

O iFood, como uma empresa de tecnologia, tem aberto portas com Inteligência Artificial para novas soluções, ferramentas de serviço e para promoção de experiências únicas ao seu público. A homenagem, envolvendo João Gomes e Luiz Gonzaga, foi totalmente gerada por meio de Inteligência Artificial (imagem e som), mobilizando um time de 17 pessoas, entre equipe própria e parceiros, e duas IAs distintas para produzir o som e a imagem.

O processo de produção da ação levou mais de 40 dias, a Inteligência Artificial precisou ser preparada tanto para a parte visual quanto para a vocal. Foram utilizados 80 minutos de amostras de voz isoladas de Luiz Gonzaga, retiradas de quase cem músicas de seu repertório, para construir a música de João Gomes na voz do cantor. E, em relação ao visual de Gonzagão, a jornada produtiva foi dividida em seis fases de treinamento com um total de 60 imagens distintas, considerando o seu tipo físico, suas expressões e suas roupas.

“O iFood é uma empresa pioneira em disponibilizar produtos, serviços e realizar ações de marketing utilizando inteligência artificial. Está no DNA do iFood essa sede por inovação. Nosso objetivo é facilitar o acesso e contribuir com o processo de democratização do uso da tecnologia no país, impactando positivamente o seu ecossistema”, finaliza Ana Gabriela Lopes.

Recentemente, a marca realizou uma iniciativa utilizando a tecnologia junto com a CazéTV, trazendo uma inovação para a transmissão: uma proposta de possíveis novos jogadores para o Botafogo com uso de ChatGPT, em indicou quais seriam os atletas escolhidos para jogar no “Fogão”.

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