Especialistas gastam horas discutindo se a propaganda é criativa ou não. Se a produção é impecável ou carrega erros técnicos. Se a compra de mídia foi correta ou imperfeita.
O que parece não se discutir mais é se a propaganda funciona.
Funciona, claro, com alguns pequenos cuidados.
Sem toque criativo genial, mas com mensagem curta, direta e eficiente, a Johnson & Johnson abalou o segmento de lenços demaquilantes.
Lançado no início deste mês de junho, já falta nas prateleiras das farmácias.
Um único comercial da DM9 DDB com a global Giovanna Ewbank, garota-propaganda da marca desde 2012, foi o suficiente.
O filme, produzido pela produtora Fulano, tem investimento baixíssimo, descontando, claro o cachê da atriz.
Ela provavelmente penou para decorar o texto e o nome completo do produto, que atende por Neutrogena Deep Clean Lenços Demaquilantes.
O mesmo devem ter passado as consumidoras, que guardaram na memória apenas o que lhe interessava. Lenços Neutrogena.
Pronto, foi o bastante para o produto sumir dos pontos de venda.
O apelo vem no roteiro do comercial: remove até a maquiagem à prova d’água.
Consumidoras, como sempre, fizeram a comparação com as marcas existentes no mercado. Nívea tem perfume muito forte. L’Oreal é ótimo, mas não fácil de encontrar.
Bastou para o sucesso do novo Neutrogena.
Maridos desavisados, que após uma longa jornada nos supermercados nas manhãs de domingo programaram uma rápida passadinha na farmácia para atender pedido da esposa, não sabiam o quanto a propaganda funciona.
Primeira, segunda, terceira farmácia e nada de Neutrogena. Pode ser outra marca? Claro que não, sob pena de ouvirem discurso interminável ao chegar em casa.
Esse é um exemplo clássico de quanto a propaganda funciona. Equação simples: atriz bonita, carismática, namorada de ator famoso, mais magra após dieta, torna lei o que diz.
Atenta, a consumidora faz a alegria da publicidade. Ela presta mais atenção ao break, sem dúvida, do que o público masculino.
Adora experimentar para ter a propriedade de discutir. Lê anúncio de revista com atenção, até as letrinhas que passam despercebidas pelo homem.
Tem certeza de que aquele comercial foi feito pra ela. E responde em voz baixa, porém firme e decidida: vou comprar pra conferir.
É aí que a propaganda realmente funciona.