Uma nova era terá início no Liverpool FC. Mesmo depois que o time foi coroado campeão da Premier League, algumas coisas mudarão no clube.
Segundo informações do The Drum, durante a temporada 2023/24, o clube teve um prejuízo, antes de impostos, £ 57 milhões. “A não classificação para a Liga dos Campeões contribuiu para esse prejuízo, mas houve boas notícias, já que a receita comercial cresceu para £ 308 milhões. No geral, o cenário financeiro é saudável – antes de o conglomerado americano Fenway Sports Group comprar o Liverpool de volta em 2010, o clube estava sobrecarregado de dívidas”, explicou a publicação.
“O Liverpool não tinha realmente uma marca”, diz o diretor criativo executivo da Bulletproof para a Europa – e, vale ressaltar, torcedor do Liverpool – David Beare, segundo o The Drum.
Alteração da identidade de marca teve um briefing com o objetivo de fazer uma avaliação em todas as etapas do processo
“O Liverpool percebeu que precisava desenvolver uma promessa como negócio”, de acordo com Beare contou para a publicação.
Porém, é difícil acreditar que até o momento o clube não tinha uma marca que realmente fosse funcional, não é mesmo? Mas isso é verdade.
Segundo Beare, “foi somente na história recente do clube que ele pode ter tido liquidez para analisar todas as partes de seus negócios”.
“Quando auditamos a marca, visualmente eles tinham 50 tons de vermelho diferentes em uso”, diz Beare, que explica que 30 campanhas eram produzidas por ano, cada uma diferente da anterior. “Com o tempo, houve essa migração orgânica e uma enorme inconsistência na forma como eles apresentavam a marca.”
O diretor criativo ainda continuou dizendo que o que quis dizer “é que existe uma armadilha quando os clubes de futebol mudam a marca no passado, acabando parecendo ‘esporte a marca’, então, em vez disso, realmente precisávamos trazer à tona o que é autêntico no clube e reformulá-lo para o futuro do negócio.”
“Queríamos mesmo capturar a beleza do pássaro-fígado e incorporá-la a uma fonte serifada. Quando você vê como ela é usada como fonte de título, percebe uma conexão real, de uma forma que você não teria com algo que simplesmente parecesse moderno”, explicou o diretor sobre a fonte serifada da nova marca do Liverpool FC.
“Apesar das tragédias e das dificuldades, o povo de Liverpool sempre parece se reerguer e acreditar em si mesmo, o que se reflete no clube, e queríamos transmitir isso no tom de voz”, continuou o diretor explicando, desta vez, sobre a ligação da crença dentro e fora do campo.
Foto: Pexels