04-10-05 – As edições de sábado dos jornais Correio do Povo e Zero Hora, ambos editados em Porto Alegre, chegaram às bancas e aos assinantes um pouco diferentes. A partir de uma proposta apresentada pelo artista plástico mexicano Erick Beltran, os leitores foram surpreendidos com páginas totalmente em negativo.
O autor procurou as direções dos dois diários há alguns meses e, comprometendo-se a não fazer qualquer interferência na linha editorial das publicações, exigiu os leitores não poderiam ser avisados com antecedência sobre o que iria ocorrer. O mexicano diz fazer essas intervenções desde 2001 em diversos jornais do mundo.
De acordo com o artista, "apresentar uma página em negativo é um golpe, um choque para o leitor, mas pode ser um despertar".
Resultados
De acordo com o editor de Arte da ZH, Luiz Adolfo Lino de Souza, a ação causou apenas a curiosidade dos leitores. No Correio do Povo, por exemplo, que estava completando 110 anos no sábado, entre as ligações de felicitação, a equipe também recebeu diversos telefonemas de curiosos leitores.