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Campanha transforma banners em conversa ao vivo com indígenas direto da floresta
14 de Fevereiro de 2025

Campanha transforma banners em conversa ao vivo com indígenas direto da floresta

A iniciativa aproxima o Brasil dos saberes ancestrais e da luta pela preservação cultural e ambiental

A Tucum, plataforma dedicada à valorização da cultura indígena, convida o público por meio de banners a conversar com uma cuia, com uma máscara, com um colar e muitas outras obras de arte.

A mensagem enigmática leva o usuário ao clique que o direciona no mesmo instante a uma sala no Google Meet, onde poderá interagir com o indígena autor daquela arte, direto da floresta. São artistas do território Xingu, como o caso do Waxamani Mehiako e de outras etnias como Asurini e Waurá

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Desenvolvida pela agência Felicidade Collective, a campanha busca transformar a mídia em uma ponte direta entre o público e os artistas indígenas, criando uma experiência que vai além da interação digital tradicional. As rodas de conversas acontecem mensalmente e a 2ª edição acontecerá no dia 15 de fevereiro, mês em que se celebra a luta dos povos indígenas.

A proposta transcende a divulgação da arte indígena. Cada peça – de colares a cuias – representa um símbolo de resistência cultural, a luta de um povo e a preservação ambiental.

“A ação busca ainda destacar a autenticidade e o verdadeiro valor por trás da arte indígena, frequentemente copiada pela indústria”, afirma Tomás Correa, CCO da Felicidade Collective. “A criação deste projeto foi uma oportunidade única de dar voz aos artistas indígenas e permitir que o público se conecte diretamente com eles de uma forma autêntica e interativa,” explica Tomás. “Desde o início, a ideia foi ir além de uma campanha tradicional e transformar a mídia em uma experiência real e profunda. Queríamos que cada interação fosse um mergulho no universo desses artistas, onde cada peça de arte e cada conversa traz uma história de resistência, identidade e preservação. É um projeto que honra as culturas indígenas e a importância de seus guardiões na manutenção da floresta em pé.”

A iniciativa também destaca o compromisso da Tucum com a preservação das tradições e do meio ambiente. Atualmente, a plataforma apoia mais de 2.400 artesãs e artesãos de 86 povos originários e comunidades tradicionais da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. “Ao fortalecer os povos originários, a Tucum ajuda a assegurar a manutenção da mata em pé através dos seus maiores guardiões, contribuindo para a manutenção de mais de 2 milhões de hectares de florestas”, reforça Amanda Santana, sócia-fundadora da Tucum Brasil.

A ação ocorre mensalmente, com sua segunda edição neste sábado, dia 15. A ideia é cobrir o maior número de etnias possível.

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