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Campanha de Corona aborda o impacto econômico nas comunidades litorâneas
16 de Abril de 2025

Campanha de Corona aborda o impacto econômico nas comunidades litorâneas

Uma parceria entre a Africa Creative e o estúdio de artes visuais Black Madre

O estúdio de artes visuais Black Madre e a agência de publicidade Africa Creative revelaram sua mais recente obra-prima, uma campanha artesanal para a iniciativa “Fisherman Storytellers” da Corona.

A campanha da agência brasileira Africa Creative transforma as estórias das comunidades pesqueiras tradicionais em arte tangível, por meio de uma mistura meticulosa de cenas esculpidas em madeira, técnicas de narrativa em camadas nos key visuals e mix de técnicas para animação.

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A campanha “Pescadores Contadores de Histórias” concentra-se em um desafio econômico crítico enfrentado pelas comunidades de pescadores, que se passa durante períodos anuais de proibição da pesca no Brasil, chamado defeso , quando a principal fonte de renda dos pescadores é suspensa. A campanha incentiva meios de subsistência alternativos, transformando os pescadores em guias turísticos que compartilham seu rico patrimônio cultural de lendas e contos com os turistas.

A contribuição da Black Madre para o projeto é talvez o trabalho artesanal mais ambicioso da história do estúdio. A equipe criou uma série de quatro key visuals marcantes em madeira feitos à mão , uma animação de 60 segundos e projetou e criou um livro pop-up especial que dá vida a cinco lendas tradicionais de pescadores.

“Esse projeto nasceu de um profundo processo de desenvolvimento criativo, mergulhando na estética caiçara e explorando como combinar essa linguagem visual com a narrativa da maneira mais poderosa”, disse André Maciel, diretor de criação da Black Madre. “É por isso que usamos madeira e essas texturas desgastadas pelo tempo – tudo foi guiado por esse caminho.”

Abordagem artesanal

A identidade visual diferenciada da campanha surgiu da extensa exploração que a Black Madre fez das culturas caiçara e pesqueira. O barco, como mediador essencial entre o pescador e o mar, é a metáfora central da campanha.

“Todo o processo foi feito com madeira”, disse Maciel. “Cada objeto, camada e elemento da cena – tudo foi feito de madeira. Alguns elementos foram esculpidos à mão, como o peixe, a ilha, a mão e os tentáculos do polvo. Tudo foi esculpido com goivas, um cinzel curvo usado em trabalhos com madeira. Começamos com madeira bruta, e eu a esculpi pessoalmente, os personagens e elementos. Foi um processo verdadeiramente artesanal – o projeto mais manual que já fizemos no estúdio.”

Narrativa visual

Cada visual principal conta uma lenda específica das comunidades pesqueiras, incluindo A ilha rachada, O menor peixe e O pescador dos pescadores.

Essas narrativas foram cuidadosamente construídas por meio de elementos de madeira em camadas para criar profundidade e dimensionalidade. A estética visual alinha-se deliberadamente com a identidade da marca Corona, usando tons azuis e esbranquiçados, permitindo que a tonalidade dourada natural da madeira bruta simbolize a cor característica da Corona.

“Para dar vida a essas histórias visualmente, criamos uma estrutura de narrativa em cada arte principal”, disse Maciel. “Há um em que uma mão grande está tentando pegar o menor peixe do mundo, com o peixe minúsculo logo abaixo da superfície da água. Tudo tem movimento; tudo conta uma história.”

A ambiciosa animação de 60 segundos que compõe parte do filme da campanha “A Ilha Rachada” integra essa estética artesanal em uma narrativa fluida sobre o encontro de um pescador com uma grande ilha que acaba se dividindo em duas partes , ensinando uma lição sobre pegar apenas o que você precisa.

Técnicas de produção

A abordagem da Black Madre foi além das técnicas convencionais. Em vez de criar peças esculpidas individuais, a equipe desenvolveu várias camadas de madeira esculpida que foram sobrepostas para criar composições tridimensionais com efeitos de iluminação sofisticados.

“Devido a essas camadas, conseguimos moldar a iluminação: luz de fundo, luz frontal e assim por diante”, disse Maciel. “Essas camadas foram essenciais para compor a configuração final da iluminação para as fotografias. A iluminação é uma parte crucial do trabalho porque ajuda a definir e aprimorar as esculturas.”

A estética resultante surgiu organicamente por meio de experimentos com materiais e técnicas, consolidando ainda mais a reputação da Black Madre como um estúdio onde arte, artesanato e publicidade convergem.

Experiência sensorial

A campanha vai além dos elementos visuais e incluirá um livro especial feito à mão, projetado para imergir os leitores no mundo da pesca. O livro, que está sendo desenvolvido atualmente, incorpora materiais autênticos da vida marítima, incluindo lona de velas de barcos, texturas de redes de pesca e madeira de bambu semelhante à usada em remos.

Projetado para se assemelhar fisicamente a um barco, o livro levará os leitores a uma jornada por cinco lendas tradicionais, com elementos pop-up que trazem as histórias em três dimensões. Essa experiência tátil reforça a conexão da campanha com o mundo autêntico dos pescadores contadores de histórias.

 

Ficha técnica:
Título: Pescadores de Histórias
Agência: Africa Creative
Anunciante: Corona
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Nicholas Bergantin
Diretores de Criação: Lucas Menegotto, Raphaela Filippetto, Pedro Galdi, Pedro Rosas
ACD: Lucas Andrade
Redator: Lucas Menegotto
DAs: Raphaela Filippetto, Lucas Andrade
Co-COO: Heloísa Pupim
Atendimento ao cliente: Rafael Marques, Luisa Pires
Mídia: Thiago Martinez, Caroline Richa, Amanda Santana, Thiago Hirata, Pablo Meira e Elena Sanita
CSO: Ana Paula Kuroki
Chefe de Estratégia Criativa: Pedro Fernandes
Planejamento: Giovanni Cozer
Diretor de Pesquisa Criativa – Estevão Mabilia Meneguzzo
Gerente de Pesquisa Criativa – Eduardo Berardinelli
Pesquisadora de Criação – Bea Ribeiro
Pesquisadora de Criação – Mana Black
RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Trindade, Debora Souza
Agência: África
Anunciante: Ambev_Corona
Produtora: Companhia do Recôncavo
Diretor: Eduardo Sa
Produção Executiva: Nixon Freire
Coordenação Executiva: Nalva Lima
Atendimento: Marina Loducca
Diretor de Fotografia: Guilherme Nunes
Diretor de Produção: Breno Oliveira
Assistente de câmera: Yuri Camargo
Drone: Laurent Refalo
Assistente de Drone: Roberto Copolla
Edição: Guilherme Nunes
Cor: Guilherme Nunes

Áudio: LOUD+
Direção musical: Gustavo Garbato
Atendimento: Priscila Miranda, Lucas Milan e Juliana Pontes
Produção: Felipe Kim, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix.
Pós-produção: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão.
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Laura Mendes.

Produtora de animação: Black Madre
Diretor de criação: André Maciel
Diretora executiva: Tina Castro
Chefe de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Atendimento Executivo: Giovana Destro
Chefe de produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Direção de animação: Maurício Fahd
Storyboard: Rodrigo Sansei
Arte conceitual: Marcelo Fahd
Ilustrações: Rodrigo Sansei, Marcos Kenji
Supervisão de animação: Paulo Ignez
Animação: Rodrigo Sensei, Marcelo Fahd, Elton Takumi, Andre Araujo, Lucas Moraes, Marcos Vinicius, Andre Camilo, Robson Menezes, Sid Ahaerne, Alexandre Salles, Danilo Cheng e Geovani Angelo.
Supervisão de acabamento: Denis Bargos
Finalização: Carol Caporrino, Mateuz Fernandes, Giovananna Jah Jah, Chris Fernandes, Luiz Alvares, Paula Magrini e Ataucei.
3D: Fernando Snake e Filipe Lampert
Composição: Vital, Ricardo Filo e Bina

KVs Produtora: Black Madre
Diretor de criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Chefe de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Atendimento Executivo: Giovana Destro
Chefe de produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Chefe de Arte: André Maciel
Letras: Ribeiro
Ilustração: Bob Souza

Fotografia de still: Rodrigo Pirim
Equipe de Negócios: Vanessa Backes e Bruna Tanabe
Equipe de Projetos: Thaís Bonizzi e Daize Brito
Equipe de Estratégia: Thany Moraes e Vinicius Nakashima
Equipe de Transmissão: Bárbara Lima, Vanessa Antonoff, Gustavo Prandini, Paola Azevedo e Julia Alencar
Aprovação/Ambev: Daniel Wakswaser, Gabriela Gallo, Caroline Ferraz, Camila Fisherman, Cibele Nunes, Yasmin Paulino, Anna Paula Pumar, Jaíne Fonseca

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