Há uma transformação acontecendo no consumo de conteúdo e uma mudança na forma e no formato como os conteúdos são oferecidos.
Essa transição gera um novo comportamento por parte do consumidor, transformando-o em “turista de plataformas” e uma audiência cada vez mais difícil de ser encontrada.
Diante desse cenário, surgem novas oportunidades para as marcas entregarem suas mensagens com maior precisão, tanto em resultados e visibilidade quanto no momento e no contexto ideal.
A TV conectada (CTV), por exemplo, hoje é uma realidade de grande impacto, popularidade e riqueza de opções para audiência e para os anunciantes. Um exemplo dessa transformação no mercado é o surgimento da Samsung Ads, o braço de publicidade em TVs conectadas da Samsung, que tem como missão interligar marcas e consumidores de forma segura, eficiente e com escala.
Essio Floridi, Diretor de Vendas e Operações da Samsung Ads explica que,“As marcas hoje precisam estar onde o consumidor está, descobrindo e consumindo o que é relevante para ele. Para isso, as estratégias de comunicação e de mídia precisam ser repensadas e remanejadas, a fim de garantir que as marcas estejam presentes – com o mix de meios mais estratégico – em todo e qualquer lugar de consumo”.
Campanhas publicitárias
Grandes marcas, como Hyundai e Mitsubishi, são exemplos de anunciantes que entenderam essa mudança de pensamento e têm investido constantemente em campanhas publicitárias junto com a Samsung Ads.
Cada marca usa a publicidade com estratégias e necessidades de negócio diferentes – de performance, awareness, engajamento, entre outras -, mas todas têm o mesmo objetivo final: um alcance incremental significativo comparado ao que os outros meios, principalmente a TV tradicional conseguiam entregar.
As campanhas de CTV da Mitsubishi, por exemplo, buscaram complementar as suas campanhas off-line, ampliando a entrega onde elas não conseguiriam atingir. “Com a possibilidade de criar uma audiência focada em non-linear e light users, que são consumidores que não costumam utilizar outras plataformas de TV, conseguimos impactar 56% desse público dentro do universo da nossa audiência. Para mim, foi um resultado excelente para uma primeira ação, que resultou numa estratégia Always On”, avalia Ítalo Cruz, Lead Account da Raccoon.Monks, agência parceira da Mitsubishi.
Comunicação segura
Outro ponto importante, citado pelos representantes da Hyundai, é que a connect TV viabiliza uma comunicação segura, efetiva e de alto impacto com a audiência que eles buscam.
Jan Telecki, Diretor de Marketing e Comunicação da Hyundai Américas Central e do Sul conta que, “Não é de hoje que estamos atentos a esse setor. Uma das ações criadas pela Hyundai, um projeto ainda em Beta chamado Audience Extension, amplificava o alcance das audiências impactadas nas telas das smart TVs para os demais dispositivos conectados que compartilhavam o mesmo Wi-Fi dinâmico.
Queríamos novos formatos de mídia, para explorar não só meios tradicionais. O objetivo das nossas campanhas em CTV é geralmente poder interagir com nossos targets de forma assertiva e relevante. E com frequência temos sucesso em fazer esse filtro”.
Formatos e oportunidades
É evidente o quanto o consumo de conteúdo em CTV está aumentando no Brasil, fato até mesmo comprovado por pesquisas. De acordo com estudo feito em 2022 pela Comscore, em parceria com a Samsung Ads, de todas as residências do Brasil com conexão à Internet, 96% já têm ao menos uma smart TV. Além disso, 71% dos entrevistados escolheriam algo relevante para seus hobbies e interesses ou relacionado ao conteúdo que estivesse assistindo, se fosse possível escolher o tipo de publicidade que pudesse assistir pela TV.
Quando há uma ferramenta que permite que o anunciante entregue a publicidade para o consumidor que deseja realmente ver algo relacionado à sua marca, encontra-se um cenário onde os dois lados saem ganhando. Para oferecer essas segmentações precisas, é utilizada uma tecnologia chamada ACR (Reconhecimento Automático de Conteúdo), que, basicamente, captura todo o conteúdo assistido em smart TVs ativas. Essa ferramenta, oferecida pela Samsung Ads, monitora hábitos de TV tradicional e de streaming, hardware e dispositivos conectados, gerando análises sobre hábitos de consumo que são utilizadas para recomendar segmentações, insights e estratégias de mídia.
Futuro da publicidade em CTV
Um dos maiores desafios para marcas e agências de publicidade hoje em dia é descobrir a audiência certa e saber onde estão seus consumidores, assegurando que suas campanhas falem diretamente com sua audiência e gerem o engajamento necessário.
Porém grandes marcas já entenderam que essa missão é possível e, à medida que o streaming ultrapassa o linear – o que vem acontecendo de forma constante e escalável – e os recursos da CTV evoluem ainda mais, a TV conectada é uma ferramenta obrigatória para as marcas que querem fazer parte do futuro e garantir conexões e resultados antes inalcançáveis.
Foto:Unsplash