06/11/07
Universidades começam a trabalhar na montagem de um projeto de desenvolvimento integrado para o Sul de Santa Catarina
As duas principais universidades do Sul de Santa Catarina começam a planejar um projeto de desenvolvimento integrado para a região aproveitando a duplicação da BR-101. As reuniões com representantes da Unisul e Unesc já estão acontecendo e contam com o apoio do secretário de articulação nacional Geraldo Althoff e dos secretários regionais das cinco Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) da Região Sul.
A partir dos encontros entre os representantes das universidades e entidades governamentais devem ser apresentadas alternativas e propostas para o crescimento econômico da região. “A idéia é unir os centros de inteligência do Sul, que são as nossas universidades, e criar mecanismos de integração. Quantas coisas podemos fazer se pensarmos de forma regional?” questiona Althoff ao explicar a discussão das propostas.
Em encontro realizado na última quinta-feira (1º/11) na Unisul, em Tubarão, além de Althoff, participaram o vice-reitor da Unisul Sebastião Salésio Herdt, o vice-reitor da Unesc Gildo Volpato, e representantes da Faepesul (Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul). A reunião serviu para definir as estratégias para a construção do projeto.
As propostas deverão ser discutidas num Fórum que percorrerá todas as SDRs da região.
“A partir da duplicação da BR-101 precisamos de um planejamento integrado para o crescimento da região. As duas universidades entram juntas no projeto dando um grande exemplo da união necessária para que todos os esforços tenham resultado” diz o vice-reitor da Unisul Salésio Herdt.
“Nós podemos, por exemplo, fazer um estudo da cadeia produtiva que pode indicar alternativas para o crescimento. Podemos criar bons projetos e buscar apoiadores para desenvolvê-los”, acrescenta o vice-reitor da Unesc Gildo Volpato.
Novo encontro deve ocorrer na sexta-feira (9/11), desta vez com a participação dos secretários de desenvolvimento regional.