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Uma análise sobre métricas e indicadores do mercado de marketing de influência
29 de Setembro de 2022

Uma análise sobre métricas e indicadores do mercado de marketing de influência

Quais são os padrões de comportamento na audiência dos criadores de conteúdo?

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Os dados e as métricas têm se tornado cada vez mais essenciais dentro do marketing de influência.

O BR Media Group identificou padrões na atuação dos criadores de conteúdo, diferenciando-os por tamanho e, consequentemente, aliando a estratégia do cliente ao resultado esperado.

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No levantamento realizado pelo BR Media Group, foram identificadas tendências e oportunidades dentro das redes sociais (Instagram e TikTok) para a geração de conteúdo e objetivo de cada campanha pensando em engajamento do público.

Para o estudo do BR Media, os influenciadores foram agrupados em cinco categorias (de Nano ao Hero) e foi analisado o desempenho de quatro tipos de conteúdo, sendo Stories, post no feed e Reels no Instagram e publicações no TikTok.

 

Por meio da análise, fica claro que um nano ou um microinfluenciador, por exemplo, possui uma grande proximidade com a audiência, além de serem autoridades no território trabalhado. Já os influenciadores que possuem entre 200 mil e 800 mil seguidores conseguem uma retenção maior de suas audiências, visto que, em sua grande maioria, os seguidores acompanham o perfil desde quando eram menores.

Volume de usuários impactados

O acompanhamento dos creators tem um caráter eloquente no volume de usuários únicos impactados, dobrando de tamanho entre um formato e outro, se comparado com influenciadores que têm mais de 2 milhões de seguidores.

“Nos Stories, por exemplo, o alcance médio passa de 2,68% para 4,13%, enquanto no Reels, de 9,57% para 14,57%. É um funil decrescente quando comparamos em aumento de seguidores, do nano — até 10 mil seguidores, ao hero – mais de 3 milhões de seguidores”, complementa Renan Della Matta, sócio-diretor de operações do BR Media Group.

Em relação ao TikTok, rede que ganha cada vez mais espaço, o número de seguidores não apresenta tanta relevância, diferente do Instagram, pois diversos conteúdos acabam viralizando devido à sua temática, até mesmo com um número de visualizações superior à quantidade de seguidores. Trata-se de uma forte característica do aplicativo, que prioriza a entrega de conteúdo por interesse. O consumidor dessa rede está em busca de um bom conteúdo, não de rotina.

“Atualmente, é preciso ter um olhar único para cada creator, a fim de explorar o algoritmo de cada canal e formato. A diferença de consumo entre as plataformas deixa muito claro que, com base nesses dados e insights, é importante entender o papel de cada influenciador dentro de um plano de comunicação, assim como sua estratégia para que o conteúdo esteja alinhado com os objetivos e KPIs de cada marca”, reforça Matta.

Foto do topo:Pexels

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