Tecnologia para gestão é critério para 91% das indústrias que atuam com Trade Marketing

16 de Novembro de 2018

Especialista fala do impacto do monitoramento de equipes externas, um dos pontos de estudo divulgado pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO)

O setor de Trade Marketing está em alta. É o que aponta a pesquisa “O que as agências, a indústria e o varejo pensam sobre o Trade Marketing”, divulgada pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO), em outubro. No estudo, 99% dos representantes da indústria indicaram que a área possui mais importância hoje do que há cinco anos. Noventa e um por cento afirmaram que a escolha de novos parceiros passa direto por tecnologia de gestão.

As análises do levantamento trazem, ainda, que, para a decisão, 86% consideram a inteligência de negócio e 91% o tempo de resposta e reposição de equipe, questões que ferramentas digitais também ajudam a resolver. Neste cenário, Gabriel Rodrigues, especialista em marketing e CEO da Auvo, startup de gestão inteligente de equipes externas, dimensiona como os recursos tecnológicos impactam em melhores resultados direto no PDV.

“Atualmente, 84% das empresas ainda usam modelos antigos de gestão, envolvendo planilhas e checklists. É comprovado que a automação e a tecnologia podem aumentar em até 75% a satisfação do cliente. Além de um aspecto mais profissional, aumenta a produtividade dos promotores e dá ao gestor uma visão clara do tempo e qualidade dos serviços”, explica Rodrigues.

Tecnologia x Trade Marketing

Um dos principais benefícios que a tecnologia traz para o setor é a real condição de aumento nas vendas. Não como mágica de sistema, mas por entregar um conjunto de soluções ao gestor que permite a definição da melhor estratégia, com otimização de tempo e recursos, e respostas rápidas para eventuais mudanças.

"Leia a seguir algumas destas características que fizeram do Auvo o software de monitoramento e gestão de equipes externas o mais avançado do país", defende Gabriel Rodrigues.

1 - Monitoramento em tempo real: o gestor sabe onde a equipe está e se as atividades foram realizadas.

2 - Check-in e check-out automáticos: recurso mostra a hora que o promoter / colaborador chegou e saiu do PDV.

3 - Criação de formulários: ideal parra quem precisa de relatórios de cada ponto de venda. O gestor pode montar com as informações que precisa, o colaborador preenche via app e o sistema devolve em gráficos.

4  - Roteirização de atividades e tarefas: monta o melhor plano considerando variáveis como prioridade e distância. Economia de até 35% em combustível e KM rodado.

5 - Relatórios com imagens: Acompanhamento das tarefas com fotos dos PDVs e de cada ação dos promotores.

6 - Assinatura digital: o cliente comprova as visitas realizadas.

7 - Relatórios de KPI´s e produtividade: gráficos do que acontece com a equipe e com o PDV em plataforma web.

8 - Chat: centraliza a comunicação entre gestor e equipe com acesso a relatórios de conversas.

“A ferramenta é focada em resultados. O ganho de produtividade da equipe de campo é de, pelo menos, 50%. Nosso plano é revolucionar a maneira de acompanhar e decidir sobre equipes externas no Brasil, fazendo com que o gestor tenha a tecnologia como a sua maior aliada”, finaliza o CEO. Em Trade Marketing, a Auvo atende empresas como Danone, Havaianas, Mastercard e Johnnie Walker. O funcionamento da ferramenta da Auvo pode ser verificado no www.auvo.com.br.