Por mais que seu conteúdo seja informativo, se não for otimizado para os buscadores, ele pode passar despercebido. Principalmente quando falamos sobre o Google Notícias.
A partir do momento em que uma notícia usa técnicas de SEO, aumenta o tráfego, a autoridade no mercado e a confiança dos leitores. Esses itens vêm se tornando cada vez mais essenciais em um mundo repleto de notícias falsas.
Descubra como transformar sua página usando SEO no seu portal de notícias, com as estratégias aplicadas pela minha equipe e que vem trazendo resultados positivos. Torne seu site uma fonte confiável e eleve o número de acessos orgânicos.
Os buscadores e os portais de notícias
É inegável, quando se trata do mundo digital, que um dos maiores objetivos é entender como aumentar a visitação de um site. Isso é ainda mais significativo quando se fala sobre portais de notícias.
A otimização de conteúdo para motores de busca se tornou ainda mais importante para o meio jornalístico com o lançamento do Google News, ou Google Notícias.
Os sites de jornalismo, diferentemente de outros conteúdos, possuem características distintas. Justamente por isso, são especificamente acessadas e apresentadas na área de notícias do buscador.
Comumente, as notícias de maior destaque e relevância são apresentadas primeiro, no espaço “Notícias Principais”. Esse deve ser o foco de um portal de notícias, já que os primeiros resultados sempre recebem maiores cliques.
Para esse conteúdo, o site de buscas usa um agregador responsável por identificar se esse conteúdo é mesmo uma notícia. E, em caso positivo, o reúne e o direciona para o Google News.
Aqui a busca dos algoritmos é entender os interesses do usuário e direcionar as notícias e conteúdos de qualidade que possam atender a essa demanda específica.
Alavanque seu portal de notícias com SEO
Imagem de Brian McGowan no Unsplash
Sites que querem aumentar os acessos e ter uma melhor colocação no Google Notícias, precisam implementar estratégias de otimização que correspondem às políticas específicas dessa funcionalidade do buscador. Porém, é importante se atentar a alguns pontos. Abaixo, algumas dicas da nossa equipe de estrategistas em SEO sobre o que fazer e não fazer:
- Atenção aos anúncios e conteúdos patrocinados: em notícias, a construção de link building é diferente. Todo o conteúdo publicitário deve ser devidamente identificado, sejam anúncios ou artigos de divulgação. Sua quantidade deve ser inferior ao conteúdo total da notícia;
- Evite conteúdo enganoso e clickbait: criar conteúdo sensacionalista ou manipulador é altamente prejudicial. Invista em títulos chamativos, mas sempre entregue ao leitor aquilo que ele busca encontrar;
- Transparência de informação: não é possível um portal de notícias atuar sem considerar a veracidade e clareza do que está sendo repassado. Artigos jornalísticos devem informar os autores, empresas ou rede responsável, dados da publicação, atualização e de contato.
Técnicas de SEO que devem ser aplicadas por portais de notícias
Agora que já sabe como o Google Notícias funciona, é hora de criar conteúdos de destaque para o portal de notícias. Para isso, aplique essas técnicas de SEO que o time da Gluz já comprovou que funcionam:
Conteúdo de qualidade
Absolutamente nada é mais importante na otimização para buscadores do que a qualidade do conteúdo publicado.
Por mais que você invista em link building ou palavras-chave, se o buscador perceber que o material não é relevante ou informativo, essas outras estratégias deixam de funcionar.
Antes de qualquer publicação confira se a escrita é compreensível e se as informações presentes são verídicas. Em todos os textos, invista na legibilidade.
Diferentemente de materiais impressos, os leitores digitais são mais dinâmicos, exigindo textos simples, sem grandes blocos de textos.
Procure sintetizar as ideias e anexar conteúdos extras para que o leitor se aprofunde em determinado tema, caso queira. E, sempre que possível, atualize o conteúdo com dados novos ou adicionais.
Use palavras-chave adequadas
Inquestionavelmente as palavras-chave são peças fundamentais de um bom SEO. Se você produz um conteúdo de qualidade, ele precisa ser encontrado pelos leitores. É aí que entra o uso das palavras-chave.
Em relação às notícias, nem sempre o volume de buscas é a melhor alternativa para identificar boas palavras-chave. Muitas notícias são passageiras, tendo um boom de acessos que acabam rapidamente.
Nesse caso os termos devem estar diretamente relacionados à publicação e ao conhecimento que será obtido com a leitura.
Em função de eventos recentes, termos com baixo volume de busca podem se tornar extremamente populares em questão de segundos.
O uso de termos adequados também contribui para que o conteúdo seja acessado em áreas ou regiões que têm maior interesse pela notícia publicada.
Invista em links internos
Links internos contribuem para a construção de textos menores. Ao usá-los, o leitor pode se aprofundar em determinado tema acessando outra publicação.
Essa prática contribui para que o portal de notícias seja reconhecido como uma autoridade no assunto, mantendo o leitor mais tempo em sua página.
Especificamente sobre as notícias, os links internos servem como complemento das informações.
O site deve ser amigável e responsivo
Imagem de freepik no Freepik
Nada afeta mais o acesso orgânico a um site ou portal de notícias do que sua estrutura. Mesmo que o conteúdo seja bom, se ele demorar para ser carregado ou tiver anúncios irritantes, os usuários deixam de acessá-lo.
Na verdade, se demorar para carregar ou não funcionar em dispositivos móveis, as chances de sucesso e acesso são muito baixas.
O Google está constantemente buscando a melhor experiência para seus usuários. Por isso, não irá apresentar no topo da lista um site que seja lento ou muito complexo.
Como construímos conteúdos de sucesso para nossos parceiros de notícias
A nossa equipe é especializada em SEO aplicado nas estratégias de marketing de conteúdo. Assim sendo, ao criar um conteúdo inédito para os parceiros, inserimos todas as técnicas necessárias, fazendo com que o conteúdo esteja entre as primeiras opções do Google para determinado tema.
Desde a inserção de palavras-chave relevantes que inserimos naturalmente, até os backlinks, nosso time faz um planejamento estratégico e que gera resultados positivos. Ou seja, conseguimos colocar a página de nossos clientes nas primeiras posições nos buscadores para determinados termos de pesquisa.
Mas, para garantir um bom posicionamento para nossos clientes, não apenas informamos o leitor sobre um assunto e oferecemos um conteúdo completo de informações que vão sanar as suas dúvidas e levá-los a obter maior conhecimento, como também adicionamos as técnicas de SEO naturalmente. Então, se você quer ranquear no Google nas primeiras posições, fazendo com que as pessoas cliquem no seu portal para ler uma determinada notícia, invista em SEO.
Porém, não force o uso de palavras-chave, não adicione links irrelevantes, ou seja, que não complementam a leitura e não crie um conteúdo longo só para “encher linguiça”. Seja prático em suas informações, adicione naturalmente a palavra-chave principal e use sinônimos para trazer mais leveza à leitura.
Abaixo, um exemplo de conteúdo que está com boa posição no Google, elaborado pela nossa equipe de redação, para um portal de notícias parceiro:
Imagem: FolhaVitoria
Note que o conteúdo acima responde às dúvidas do leitor. É importante ressaltar que um portal de notícias possui diferentes categorias, incluindo sobre mercado, com dicas para empresas.
Dito tudo isso, o que você está esperando para alavancar seu portal de notícias? Implemente as técnicas de SEO e crie conteúdos de destaque para receber incontáveis acessos orgânicos diariamente.
Então, preparado para usar o SEO e alavancar seu portal de notícias?
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