Desde 2009, a Samsung Electronics utiliza a marca “Galaxy” para todos os seus smartphones. A diferenciação de um modelo para o outro se dá por conta de uma letra do alfabeto (Z, S, A, M, F, dentre outras). Esta foi uma forma de fazer uma diferenciação sobre os modelos de preços médios e os premium.
O problema é que diversos modelos de valores mais baixos também são chamados de “Galaxy” e, com isso, a Samsung acaba perdendo a competição da sua linha premium, que também usa “Galaxy”, para o iPhone, que possui apenas produtos premium.
“Há tantas formações do Galaxy que eu conheço que esperam um novo nome quando há um ponto de inflexão inovador”, comentou Lee Young-hee, chefe de marketing global da Samsung Electronics (Presidente), segundo informações do E-Today.
Por esta razão, ainda de acordo com a publicação, a “Samsung Electronics estaria estudando várias ideias para alterar ou adicionar marcas de smartphones e os prós e contras de lançar uma nova marca”.
A ideia da Samsung de trocar nomes tem como objetivo concorrer com o iPhone
Um estudo feito pelo Piper Sandler, em outubro deste ano, chegou à conclusão de que 9 em cada 10 adolescentes, nos Estados Unidos, usam iPhone. A mesma pesquisa foi feita na Coreia do Sul pela Gallup Korea e a conclusão foi que 64% das pessoas que participaram na faixa dos 20 anos (18 a 29 anos) responderam que utilizam iPhone.
“Normalmente, as crianças são apresentadas aos smartphones com um modelo básico do Galaxy que seus pais compraram para elas. Como a diferença de desempenho entre o produto básico Galaxy e o iPhone é grande, a preferência pelo iPhone acaba aumentando”, explicou o E-Today.
Por isso, que a Samsung está pensando em ter um modelo que supere a linha Galaxy. “Haverá muitas coisas a considerar, como custos de marketing para alterar ou adicionar nomes de marcas. Como a Samsung também reconhece que é necessária uma nova marca, há uma grande possibilidade de que uma nova marca seja lançada”, comentou um funcionário da indústria para a publicação.
Porém, tudo isso ainda não tem nenhuma confirmação concreta se teremos alterações de nomes para trazer uma separação de aparelhos premium como, por exemplo, o Galaxy S24 Ultra, que tem o “Galaxy” no nome, mas é um modelo que teria capacidade para competir com o iPhone.
O que você achou da ideia da Samsung de deixar de lado a marca “Galaxy” para alguns smartphones? Você tem iPhone ou Samsung?
Foto: Pexels