Publicidade
Qual é a importância e os benefícios de soluções de Marketing Analytics para as empresas?
20 de Março de 2023

Qual é a importância e os benefícios de soluções de Marketing Analytics para as empresas?

Empresa brasileira desenvolveu uma solução exclusiva de Marketing Analytics para ajudar as empresas a criarem projetos ainda mais eficientes

Publicidade

A maioria das empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, conta com uma área dedicada ao marketing e com profissionais especializados, mas muitas delas ainda não têm a maturidade e a tecnologia necessárias para atuarem em cenários específicos do marketing digital.

Considerando estudos sobre as dores mais comuns do setor de marketing e a busca por soluções que resolvessem os principais problemas de captura e uso de dados, além de mapear a experiência do consumidor, a Leega desenvolveu uma solução exclusiva de Marketing Analytics para ajudar as empresas a criarem projetos ainda mais eficientes.

Publicidade

A solução baseada nas melhores práticas de mercado, conta com aceleradores independentes pré-desenvolvidos e testados, com foco na geração de valor e nos resultados para as empresas.

Ivan Vemado, Head de Data Science e Analytics da Leega explica que, “As tecnologias de Marketing Analytics oferecem um universo de oportunidades aos usuários, já que transformam a coleta e a análise de dados em uma rotina bastante simplificada. Muitas dessas soluções disponíveis, inclusive, já incorporam inteligência de dados por meio do uso de Machine Learning e têm custo-benefício melhor do que o de montar um time de alta performance. Só assim, com conhecimento e investimento, as áreas de marketing das empresas começarão a criar uma cultura data-driven”.

Extração de dados

Antigamente, o marketing era apenas “um cliente” da área de tecnologia, que, por sua vez, costumava ser a responsável pela atuação com as ferramentas de BI (Business Intelligence), por exemplo, desenvolvendo queries para a extração de dados e encaminhando as informações e insights para que o time de marketing pudesse criar suas campanhas com mais embasamento.

Contudo, a partir das mudanças nos perfis dos consumidores, com a aceleração da transformação digital, as áreas de marketing passaram a demandar mais conhecimento e autonomia.

Gustavo Cicotoste, diretor de Operações e Inovação da Leega destaca que, “Os profissionais de marketing podem ser mais independentes e não ter que dividir a atenção com uma fila de projetos das equipes de TI e/ou inteligência de mercado. Nesse sentido, a tecnologia ganha espaço dentro do marketing como um grande facilitador e um catalizador do uso dos dados a favor da estratégia de negócios. A democratização do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da própria empresa, e o Marketing Analytics é uma peça de destaque nesse quebra-cabeças”.

“Percebemos que os times e colaboradores estão investindo em capacitação e, por isso, têm dado conta de trabalhar com tecnologias novas e modernas sem a dependência das áreas de tecnologia, como era comum há poucos anos”, completa Ivan Vemado.

Novas tecnologias

A Leega tem um histórico de trabalho com diversas empresas de vários tamanhos e segmentos e, para Cicotoste, durante o período de pandemia, as equipes de marketing começaram a sentir uma necessidade maior de ter contato com novas tecnologias. Com o marketing digital sendo enxergado como uma saída para a resolução de diversos problemas, houve uma consequente explosão de demanda nessa área.

“Éramos uma empresa acostumada a atender especificamente as equipes de tecnologia, mas passamos a ser cada vez mais procurados pelas áreas de negócio, principalmente de marketing. Normalmente, atendemos demandas para projetos com inteligência artificial, otimizações de processos e até mesmo implementação de sistemas em cloud”, exemplifica.

Para se aprofundarem no assunto, interessados já podem assistir ao 5º episódio do videocast Deu Leega no YouTube, onde Gustavo Cicotoste e Ivan Vemado conversam a respeito desses temas e de suas aplicabilidades, além das diferentes formas e possibilidades de implementação nas empresas.

Foto: Divulgação/Leega

Publicidade
Publicidade