O mundo do marketing hoje em dia possibilita que muitos artistas recebam um resultado satisfatório, não necessariamente atrelado ao dinheiro. Existem diversas maneiras de conseguir visibilidade e reconhecimento, que mais tarde se tornarão em rentabilidade, uma delas são os shows gratuitos.
De acordo com Jonathas Groscove, dono da agência Groscove, há quatro principais motivos que justificam o porquê cantores fazem shows gratuitos. “É uma situação em que todos ganham, o artista não sai prejudicado!”, adianta o publicitário.
Segundo Jonathas, o relacionamento desses músicos com o dono do evento é um motivo muito comum. “Eles fazem o show como forma de gratidão e porque eles acabam trocando negociações com aquela pessoa. Portanto, nesse caso o artista ganha conhecimento, networking, relevância e visibilidade.”, explica.
Outro motivo citado pelo empresário, é a mídia. “Geralmente esses eventos têm muito investimento em mídia e assessoria de imprensa. Dessa forma, uma grande audiência tem acesso ao evento através de mídias sociais, gerando uma grande visibilidade ao artista e um marketing com ‘custo zero’!”, declarou ele.
Em terceiro lugar, para Groscove, esta é uma questão de realização pessoal, “o artista aproveita o evento para criar conteúdo para sua carreira e portfolio, além da experiência e oportunidade de fazer um show”.
Por último, mas não menos importante, o publicitário relembra do famoso Networking. Tal tática possibilita trocas de feats e de público, o que aumenta as possibilidades profissionais desses cantores.
“Nesses eventos os músicos acabam fazendo amizade e parceria com outros artistas e isso é muito importante para a imagem e carreira deles. Dependendo da lista de convidados da festa, isso é muito benéfico para o artista mesmo que não role cachê, para que ele cresça no meio profissional.” – complementa Jonathas Groscove.
Colaboração: Alexia Simensato
Imagem: Divulgação