Os estrategistas de marketing Al Ries e Jack Trout apresentam na obra “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, lançamento da H1 Editora, insights e leis básicas que definem o sucesso e o fracasso no mercado.
“Chamamos esses princípios de leis imutáveis do marketing. No total há 22 delas. Infrinja-as por conta e risco”, provocam os autores. A leitura serve para quem deseja se familiarizar com as leis que ditam o mundo do marketing, já que livro discute e traz também exemplos de campanhas mal e bem-sucedidas analisadas pela dupla referência absoluta na área.
Na publicação, os autores instigam o leitor a pensar na existência das leis que permeiam vários campos e explicam que, se existem, por exemplo, leis da natureza e da física, também deve haver leis do marketing. Pode-se construir um avião impressionante, mas ele nunca sairá do solo se ignorar as leis da física, especialmente a gravidade. Por que, então, perguntam os autores, não deveria haver também leis de marketing que devam ser seguidas para lançar e manter marcas vencedoras?
Através do “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, a dupla ensina, por exemplo, que o marketing é uma batalha de percepções, não de produtos ou serviços, que é melhor ser o primeiro do que ser o melhor – crie uma categoria na qual possa ser o primeiro. “É muito mais fácil se instalar primeiro na mente das pessoas do que tentar convencê-las de que a empresa tem um produto melhor que aquele que chegou primeiro”, explicam os autores.
Al Ries e Jack Trout advertem os leitores sobre os potenciais perigos de aplicar as leis de marketing nas organizações, já que, na visão dos best-sellers, algumas leis batem de frente com o ego corporativo e o senso comum. “Se violar as leis imutáveis, corre o risco de fracassar. Se aplicar as leis imutáveis, corre o risco de ser malvisto, ignorado ou mesmo renegado. Tenha paciência. As leis imutáveis do marketing ajudarão a alcançar sucesso. E o sucesso é a melhor vingança de todas”, avisam.
As 22 Leis Imutáveis do Marketing:
1. A Lei da Liderança – É melhor ser o primeiro do que ser o melhor
2. A Lei da Categoria – Se você não puder ser o primeiro de uma categoria, crie uma categoria na qual você possa ser o primeiro
3. A Lei da Mente – É melhor ser o primeiro a ser lembrado do que ser o primeiro no mercado
4. A Lei da Percepção – O marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepção
5. A Lei do Fogo – O mais poderoso conceito de marketing é emplacar uma palavra na mente do potencial cliente
6. A Lei da Exclusividade – Duas empresas não podem emplacar a mesma palavra na mente do potencial cliente
7. A Lei da Escada – A estratégia a ser usada depende do degrau que você ocupa na escada
8. A Lei da Dualidade – No longo prazo, todo mercado se torna uma corrida de dois cavalos
9. A Lei do Oposto – Se você estiver mirando no segundo lugar, sua estratégia será definida pelo líder
10. A Lei da Divisão – Com o passar do tempo, uma categoria se dividirá em duas ou mais categorias
11. A Lei da Perspectiva – Os efeitos do marketing se estendem por um período prolongado
12. A Lei da Extensão de Linha – Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio de uma marca
13. A Lei do Sacrifício – Para conseguir uma coisa, é preciso renunciar outra
14. A Lei dos Atributos –Para cada atributo, existe um atributo oposto e eficaz
15. A Lei da Sinceridade – Quando você admite um aspecto negativo, o potencial cliente lhe dá um aspecto positivo
16. A Lei da Singularidade – Em cada jogada, apenas uma jogada produzirá resultados substanciais
17. A Lei da Imprevisibilidade – A menos que você estude os planos de seus concorrentes, não poderá prever o futuro
18. A Lei do Sucesso – É comum o sucesso levar à arrogância, e a arrogância ao fracasso
19. A Lei do Fracasso – O fracasso tem de ser esperado e aceito
20. A Lei do Alarde – A situação é muitas vezes o oposto de como aparece na imprensa
21. A Lei da Aceleração – Programas bem-sucedidos não se baseiam em modismos, mas em tendências
22. A Lei dos Recursos – Sem um financiamento adequado, nenhuma ideia sai do chão
Podcasts e curta-metragem
Além da versão impressa e do curso sobre o conteúdo do livro, a H1 Editora preparou uma temporada de podcasts com profissionais e personalidades de diversas áreas sobre a relação entre marketing tradicional e marketing digital. Entre os convidados estão a psicóloga Amanda Fitas, a jornalista Carol Costa, as empreendedoras Camila Vidal e Marcella Estevs, o profissional de marketing Marcus Dutra e o gerente de produção audiovisual Leonardo Vidoni. As entrevistas podem ser conferidas no canal do Youtube da H1 Editora.
A H1 Editora lançará também um curta-metragem narrado por Carlos Henrique Corrêa, presidente do Clube da Voz. O filme apresenta uma carta do marketing para o marketing digital e ficará disponível no canal do Youtube da H1 Editora a partir do dia 20/3.