A morte anunciada e antecipada dos shopping centers nos EUA pode acabar se tornando um presságio prematuro devido aos hábitos de compra surpreendentes da Geração Z, muitos dos quais dizem preferir fazer compras pessoalmente em vez de online.
Por que as compras presenciais são importantes
Pesquisas globais em dez países https://www.warc.com/content/paywall/article/bestprac/what-we-know-about-point-of-purchase-and-in-store-marketing/en-GB/122500? descobriram que a grande maioria dos consumidores diz que a experiência do cliente na loja pode fazê-los retornar à loja. A Abercrombie & Fitch, por exemplo, promoveu shows pop-up e sediou sessões de autógrafos, enquanto a Diageo investiu pesadamente em experiências imersivas para seus uísques.
O que está acontecendo
Há um número surpreendente de jovens, de 13 a 28 anos, recorrendo às compras presenciais, observa uma reportagem da CNBC . Uma pesquisa do ICSC, um grupo da indústria de shoppings, descobriu que a Geração Z compra tanto quanto seus avós baby boomers e mais do que a geração Y e a Geração X.
- Cerca de 30% dos consumidores da Geração Z disseram que optam por comprar itens pessoalmente porque os recebem imediatamente, revelou a mesma pesquisa.
- Quase 63% da Geração Z afirmam que planejam fazer compras de fim de ano em lojas físicas este ano, de acordo com uma pesquisa anual da consultoria EY, citada pela CNBC.
- A Princess Polly, uma varejista exclusivamente online voltada para meninas e mulheres jovens, abriu suas primeiras lojas físicas nos EUA após o feedback dos clientes sobre o desejo de experimentar e sentir as roupas pessoalmente.
- As vendas online da Hollister, uma marca voltada para a Geração Z, representaram cerca de 30% do total no último ano fiscal, enquanto a marca controladora Abercrombie & Fitch, que atende mais à geração Y, teve vendas digitais de 60%.
Como os shoppings estão se adaptando
Proprietários de imóveis estão tomando nota de seus clientes jovens e transformando a ida ao shopping em uma espécie de destino para outras coisas, incluindo minigolfe, escalada e até mesmo instalações de arte. Enquanto isso, o Simon Property Group, o maior proprietário de shopping do país, fez uma campanha de marketing chamada “Meet me @the mall”, que explorou a nostalgia dos anos 1980, diz a CNBC.
Citação chave
“A Geração Z, em geral, está muito ciente de quão importante é permanecer humano nesta era digital. Eles gostam de estar uns com os outros. Eles apreciam a comunicação cara a cara e um a um. E então, para alguns deles, fazer compras pode ser uma oportunidade de ir a uma loja, ter uma experiência da vida real” – Roberta Katz, pesquisadora da Universidade de Stanford.