O que o marketing dos cassinos pode ensinar para sua empresa

05 de Março de 2019

7 estratégias de marketing a partir da visita aos sites de jogos

por Guilherme da Luz*

Para atrair novos jogadores, as estratégias de marketing usadas pelos sites de jogos online são cada vez mais diversificadas e elaboradas. Veja algumas delas e como conseguem chamar a atenção de quem deseja jogar online. 

Os jogos online se tornaram um passatempo e, para alguns, uma forma de conseguir ganhar dinheiro. Para conseguir atrair o seu público, existem estratégias de marketing usadas pelos sites de jogos que podem trazer bons resultados também para o seu tipo de negócio. Basta adaptar ao seu público e objetivo.

Para entender melhor, pense que os apostadores possuem, muitas vezes, um perfil diversificado e conhecer quem são eles e onde estão pode ser de grande valia, mas o que se sabe é que eles estão online. Da mesma forma, você deve entender melhor sobre o público do seu negócio.

Como o grande potencial de clientes de jogos online está usando a internet é preciso aproveitar essa ferramenta e assim atrair os jogadores. Alguns dos recursos de marketing já são bastante conhecidos, e outros estão sendo incorporados aos poucos. 

Conheça as estratégias de marketing usadas pelos sites de jogos online
Não existe uma fórmula mágica para fazer quem que os jogadores optem por um site específico de jogos a outro, porém, quando se tem uma propaganda atrativa, isso fica mais fácil. Para que entenda melhor, veja algumas das estratégias de marketing usados pelos donos desses nichos, por exemplo, os cassinos online. Depois você deve apenas adaptar ao seu ramo de negócio.

1. Brindes e bônus
Antes de começar a investir o seu dinheiro nos cassinos online, os apostadores querem saber se aquela plataforma os agrada. 
Para que comecem a jogar é muito comum a distribuição de um bônus inicial para que as primeiras apostas sejam feitas a um custo zero ou gerem uma porcentagem sobre o valor depositado. Conheça um site que já faz isso. . 
Uma nova estratégia de bônus tem sido utilizada para “presentear” os jogadores fiéis. Eles podem ganhar rodadas gratuitas ou outros tipos de benefícios se forem ativos em determinados jogos. 

2. Mídias sociais
Elas são de grande valia para fazer anúncios e atrair um nicho bastante específico. Nesses canais é possível ter informações sobre preferências dos usuários e isso vai muito além do sexo, idade ou local de residência.
Ao conhecer os gostos e preferências é possível fazer campanhas direcionadas e economizar recursos financeiros nas estratégias de marketing. 
Esse tipo de estratégia já é muito conhecido em vários nichos de mercado, mas com os jogos online funciona bem porque geralmente o público está sempre conectado em alguma rede social para buscar dicas de jogos ou fazer parcerias.
Verifique se o seu público-alvo também se encaixa nesse padrão, ou se ao menos fica parte do dia acessando algum perfil pessoal online e invista em propagandas.

3. Ter uma comunidade de fãs
As pessoas estão dispostas a ouvir a opinião de outros usuários para decidirem se irão ou não jogar em um determinado site.
É preciso usar as redes sociais para criar comunidades com interessados que interajam, deem suas opiniões e atraiam novos apostadores.
Para isso é preciso ter comunidades que são fáceis de achar e fazer com que os membros fiquem engajados. Postar publicações de novidades, opinião dos usuários, experiências dos jogadores e ofertas exclusivas funciona e exige pouco investimento. 
Isso vale para diversos segmentos, pois se seu público tem um perfil mais interativo, essa estratégia pode funcionar muito bem.

4. Landing pages
Elas têm como finalidade atrair os jogadores para os jogos, por isso não deve oferecer nenhuma distração. 
Um título atrativo, um vídeo convidativo e um texto incrível costumam funcionar muito bem para despertar o interesse. Aliado a isso, um botão chamativo de clique aqui para começar a jogar costumam ser uma fórmula quase que infalível.

5. Vídeos e Screenshots
É preciso ter boas imagens e um vídeo que seja curto e, ao mesmo tempo consiga chamar a atenção das pessoas. É importante fazer com que as pessoas se interessem e tenham a curiosidade de conhecer o site de cassino online com o pouco que viram. 
A divulgação deles pode ser feita em diferentes canais, mas no final sempre é preciso deixar o convite e o link para que possam conhecer o que está sendo apresentado.
Principalmente no caso de e-commerces, boas imagens e vídeos dos produtos atraem muito mais vendas finalizadas, uma vez que o seu público consegue ‘ver’ melhor o produto.

6. Marketing de afiliados
Os programas de filiados prometem uma porcentagem dos lucros para quem conseguir atrair novos clientes. Como muitas pessoas têm interesse em ganhar dinheiro de casa, fazem um grande esforço para divulgar o cassino e conseguir o sonhado retorno financeiro.
Essas estratégias de marketing usadas pelos sites de jogos costumam gerar um bom retorno sem exigir que a equipe de marketing fique desgastada e pode ser útil em outros segmentos. 

7. Aplicativos móveis
Os celulares têm sido o principal dispositivo utilizado para acessar a internet e essa parece ser uma tendência que tende a aumentar. Uma forma de divulgar os jogos é disponibilizando aplicativos para que possam ser acessados.
Se os apps forem fáceis de usar e leves, tornam-se mais um atrativo para os jogares online. Eles também atraem quem não possui um desktop, mas que possui interesse nos jogos online e com possibilidade de ganhos.
Atualmente existem diferentes estratégias de marketing usadas pelos sites de jogos online que proporcionam bons resultados. O que deve ser feito é usar mais de uma delas em conjunto para conseguir atrair novos jogadores e manter os atuais ativos. 
Da mesma forma, você pode adaptar cada uma ao seu nicho de negócio e atrair mais clientes. O que acha de começar agora mesmo?

Fontes:  BM Magazine,    Esporte e Mídia,    https://www.onlinecasinosportugal.pt/.

*Guilherme da Luz é especialista em marketing digital em Portugal

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