Para e pensa rapidinho. Você tem ido no McDonald’s com mais frequência? Isso pode ser fruto do sucesso do marketing da rede de fast food.
Segundo um estudo da Fast Company, as ofertas oferecidas pela empresa estão atraindo cada vez mais clientes, principalmente, pelos valores mais baixos.
“As vendas comparáveis globais aumentaram 0,4% no quarto trimestre, enquanto as vendas comparáveis nos EUA caíram 1,4% no mesmo período. (Isso em comparação com um ganho de 4,3% no quarto trimestre do ano passado.)”, explicou a publicação. Lembrando que, nos Estados Unidos, o McDonald’s sofreu no ano passado por conta do grande surto de E. coli.
O empenho do McDonald’s em oferecer opções baratas tem rendido frutos para a empresa
Como uma forma de reconquistar os clientes, o McDonald’s tem se empenhado na campanha de refeições baratas. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe uma ação de refeições por US$5. No Brasil, eles chegaram a lançar a mesma campanha e, a cada dia da semana, temos combos por, no máximo, R$27 reais.
Por esta razão, o GOBankingRates resolveu conversar com especialistas para mostrar exatamente como o marketing do McDonald’s tem feito as pessoas gastarem mais.
“Eles deliberadamente colocam os itens com a margem mais alta no canto superior direito, é para lá que seus olhos naturalmente vão primeiro”, disse Andrew Lokenauth, especialista em finanças. “Os itens mais baratos ficam escondidos no fundo.”
Outra boa estratégia utilizada pela rede de fast food pontuada por Lokenauth é o fato do pequeno valor de diferença entre a bebida média para a grande. “Essa pequena diferença faz você pensar que é melhor comprar o tamanho grande. Já vi taxas de conversão aumentarem 25% ao usar essa estratégia”, disse ele.
Lokenauth ainda aproveitou para comentar sobre uma campanha do McDonald’s, lançada nos Estados Unidos, em que o cliente ganha batatas fritas nas compras acima de US$1. Ele mostrou que, de acordo com um estudo, 90% dos clientes gastaram, no mínimo, US$7 para ter o brinde. “Já criei programas semelhantes e a psicologia é perfeita — eles carregam o aplicativo com ofertas por tempo limitado que criam urgência”, contou o especialista.
As recompensas também estão ganhando força no restaurante. E quem nunca foi ao local para trocar as moedas e comprou mais coisas, não é mesmo? “Essas recompensas visam incentivar gastos excessivos”, falou Lokenauth.”“Elas rastreiam o que você compra e enviam promoções direcionadas para seus itens favoritos com alta margem de lucro”, continuou ele sobre as estratégias do marketing do McDonald’s que estão fazendo as pessoas gastarem mais na rede de fast food.
E aí? Quantas vezes por semana você tem ido ao McDonald’s?
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