Com um novo estudo, a Ipsos apresenta Contextual Brand Success 2024, pesquisa inovadora identifica as marcas que melhor compreendem o contexto e atendem às necessidades dos consumidores brasileiros.
Tendo base de pesquisa realizada com 2.000 entrevistados, o levantamento é fundamentado em três pilares essenciais para o sucesso das marcas: Expectativa, Contexto
O pilar de Expectativa se refere a tudo o que as pessoas sentem e conhecem com relação às marcas. No estudo, são avaliadas as percepções gerais dos consumidores em termos de qualidade, inovação, e reconhecimento de marcas em diferentes categorias.
Já o Contexto, segundo pilar analisado no estudo, representa 50% do peso do porquê uma marca é escolhida ou consumida. Dentro deste driver, são analisados tanto os aspectos do Macro Contexto – como responsabilidade social, ambiental, diversidade e outras questões relacionadas à postura das marcas frente a temas ESG, além de questões macroeconômicas o país e do mundo; quanto do Micro Contexto — aspectos que impactam os consumidores de forma mais individual, como a satisfação adequada de suas necessidades cotidianas e alinhamento das marcas com suas ocasiões de consumo.
Por sua vez, o pilar de Empatia mede o nível de conexão das marcas com a vida e os valores dos consumidores. Este pilar avalia como os posicionamentos das marcas são percebidos em termos de ética e integridade.
Destaques do Ranking 2024
Entre as 13 marcas que conquistaram as 10 primeiras posições no ranking, a Nestlé se destacou como líder absoluta, número um no pilar de contexto individual. A marca é conhecida por atender com precisão as necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo, em que mantém uma proximidade significativa com o público, o que fortalece ainda mais sua posição de liderança. Em segundo lugar, o Google foi reconhecido pela sua capacidade de gerar empatia, facilitando a vida das pessoas com suas inovações tecnológicas.
A Samsung, ocupando a terceira posição, mostrou força no pilar de Expectativa, sendo amplamente reconhecida por sua qualidade e confiabilidade. A marca é reconhecida por sua capacidade contínua de inovar, criando uma percepção de constante evolução tecnológica entre os consumidores.
Logo em seguida, na quarta posição, aparece a Colgate. A marca se destaca no pilar de micro contexto, mostrando sua competência em entender as necessidades individuais dos consumidores. Este foco na personalização e proximidade com o cliente consolida a Colgate como um nome confiável em seu segmento.
A Natura, quinta colocada, se destacou no Macro Contexto, com um forte compromisso social e ambiental. Outras que tiveram destaque incluem a Amazon e a Omo, empatadas na sexta posição, e a Coca-Cola, que apresentou bom desempenho tanto em Contexto quanto em Empatia.
“Este ranking reflete como as marcas estão se adaptando ao contexto atual e às expectativas dos consumidores. A análise revela não apenas quem está no topo, mas também as estratégias que estão moldando o sucesso das marcas no mercado global. É essencial entender essas dinâmicas para se manter competitivo e relevante.”, explica Rafael Munhoz, líder de pesquisas de estratégia e entendimento de mercado na Ipsos e responsável pelo estudo.
Além do top 10, anunciado no evento de lançamento realizado pela Ipsos, foram avaliadas um total de 100 marcas.
Confira as 20 Marcas de destaque em 2024:
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Nestlé
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Google
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Samsung
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Colgate
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Natura
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Amazon e Omo
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Coca-Cola
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WhatsApp e O Boticário
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Sadia e YouTube
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iFood
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Nubank
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Perdigão
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Havaianas
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Seara e Shopee
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Gillette
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Mercado Livre
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Cacau Show
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Guaraná Antarctica
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Microsoft
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Apple
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