Publicidade
Não seja uma marca genérica
07 de Outubro de 2014

Não seja uma marca genérica

Publicidade
Por Patrícia Dalpra 07 de Outubro de 2014 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

generico

 

Publicidade

Como já falei aqui nesta coluna, com a homogeneização dos processos e a globalização, produtos e profissionais são convertidos em “commodities” ou profissionais de marca branca. Diante deste cenário tonar-se fundamental identificar as principais características que poderão ser utilizadas como atributos da marca pessoal no processo de diferenciação no mercado.

O mercado profissional atual é marcado por uma geração de profissionais mais bem preparada da história. Tal situação resulta em um excesso de ofertas de profissionais qualificados, num mercado que esta cada dia mais homogêneo. Diante deste cenário descobrir e trabalhar a marca pessoal, desenhando produtos/serviços com identidade e diferenciais é a melhor estratégia para se destacar no contexto atual.

A cada ano entram no mercado milhares de profissionais muito bem qualificados. Podemos dizer que profissionalmente está ocorrendo um fenômeno similar ao mercado a granel. Entretanto, este não é mais um diferencial estratégico. Tal fato acaba uniformizando o mercado, tornando a escolha do profissional semelhante a uma ida ao supermercado para comprar arroz ou feijão. Uma uniformização por excesso de perfis profissionais muito parecidos onde o único diferencial que se tem é o preço. Profissionais que não descobrem seus diferenciais e não trabalham sua marca pessoal ou personal branding acabam resumindo seu posicionamento com diferencias pelo preço. Este posicionamento para marcas pessoais é o pior que poderia acontecer. Marcas genéricas sem diferenciação de valores, atributos e habilidades as colocam na prateleira de produtos genéricos.

Uma marca pessoal forte é muito mais profunda que uma aparência superficial de uma imagem falsa. Marcas precisam projetar valores, atributos e habilidades baseadas na clareza, coerência e consistência com sua promessa de valor.

Marcas pessoais  não devem se colocar como produtos genéricos. Todos somos serem únicos. É preciso que cada profissional identifique suas características pessoais e profissionais que, combinadas, serão trabalhadas como atributos da marca, que se comunicadas de forma adequada e estratégica, trarão visibilidade no meio em que atuam.

Lembre-se, não deixem te posicionar como uma marca genérica!

 

Uma ótima semana a todos!

 

www.pdimagemecarreria.com
E-mail: [email protected]
Twitter: @patriciadalpra
Facebook: PD Gestão de Imagem e Carreira

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade