01/11/07
Três organizações catarinenses obtêm 500 pontos
O Movimento Catarinense para Excelência (MCE) divulgou nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, as empresas vencedoras do Prêmio Catarinense de Excelência 2007 (PCE). Foram reconhecidas sete organizações de Santa Catarina. No nível II (Rumo à Excelência ??? 500 pontos), o 28º Grupo de Artilharia de Campanha, de Criciúma, e o SESI/SC Divisão Lazer, de Florianópolis, conquistaram a faixa prata e o SENAC/SC, de Florianópolis, foi reconhecido na faixa bronze. No nível I (Compromisso com a Excelência ??? 250 pontos) as organizações vencedoras foram o Hospital São José, de Criciúma, a SOCIESC, de Joinville, e o IEL/SC e o SESI/SC Divisão Alimentação, de Florianópolis.
A cerimônia de premiação do PCE 2007 será realizada no dia 21 de novembro, em Criciúma. Em sua terceira edição, o Prêmio Catarinense de Excelência tem como principal objetivo incentivar as organizações de Santa Catarina a adotarem um modelo de excelência da gestão. ???Trata-se de instrumento de reconhecimento e incentivo à qualificação das empresas de Santa Catarina???, diz o presidente do MCE, Ernesto Heinzelmann, também presidente da Whirlpool S.A – Unidade EMBRACO.
Segundo a Diretora Executiva do Movimento, Luciana Matos Santos Lima, as empresas que se destacam no prêmio são as que procuram aplicar no dia-a-dia boas práticas de gestão, na busca pela excelência do seu negócio. ???Adotar uma gestão excelente é fundamental nos dias atuais. As empresas que investem na qualidade da gestão têm um forte diferencial competitivo frente à concorrência, cada vez mais acirrada???, destaca.
Neste ano, 13 empresas inscreveram-se para o Prêmio Catarinense de Excelência. ???Representa um número bastante significativo levando em consideração que esta é a terceira edição do prêmio. ?? um trabalho de longo prazo. Em 2006, foram sete organizações inscritas, o que representa um aumento de 86% de candidatas. O objetivo é a cada ano aumentar esse número. ?? medida que as organizações forem tendo consciência da importância do Modelo de Excelência da Gestão o número de inscritos tende a crescer???, diz a Diretora Executiva do MCE, Luciana Matos Santos Lima.
Ao participarem da premiação, as empresas têm a oportunidade de terem seu sistema de gestão avaliado, além de serem preparadas para o Prêmio Nacional da Qualidade. Recebem ainda um relatório, destacando os pontos fortes e sugestões de melhorias. ???A partir deste relatório pode-se estruturar um Plano de Melhorias da Gestão. Ela completa que o prêmio ainda incentiva as empresas a alinharem seus modelos de gestão aos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
???O PCE é um desafio para as empresas e as participantes têm uma consciência maior em relação ao seu desempenho e estão mais maduras para se abrirem a uma avaliação externa, imparcial e independente???, diz o presidente do MCE, Ernesto Heinzelmann.
As empresas candidatas são avaliadas por uma banca examinadora que realiza uma avaliação individual, uma reunião de consenso e, por último, uma visita de verificação. Os nomes das candidatas, os comentários e as informações sobre a pontuação obtida durante o processo de avaliação são confidenciais. Os membros da banca não recebem nenhuma informação quanto ao nome, conteúdo do Relatório da Gestão ou à situação das candidatas para as quais não foram designados.
O Prêmio Catarinense de Excelência classifica o esforço em direção à excelência da gestão empreendida pela organização em dois níveis de reconhecimento: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, que possui três faixas: Troféu Bronze, Troféu Prata e Troféu Ouro.
???Independente de terem sido premiadas, todas as entidades que participam do PCE recebem o relatório de avaliação sobre sua gestão. Neste relatório são sinalizados os pontos que a empresa precisa melhorar para alcançar níveis superiores de competitividade, além dos pontos fortes, práticas que a organização já tem bem estruturadas e que precisa continuar fazendo para manter o seu nível???, explica a Diretora Executiva do MCE, Luciana Matos Santos Lima.
Sobre as premiadas28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), de Criciúma: Comandado pelo Tenente Coronel João Batista Ribeiro Junior, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha existe desde 1836. A Artilharia de Campanha é o principal meio de apoio da Força Terrestre. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis. Tem por missão apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que ameacem o êxito da operação. Em 2003, o Comandante do Exército instituiu o Programa de Excelência Gerencial, baseado nos critérios de excelência do Programa Federal de Qualidade no Serviço Público. Com participação em todas as edições do Prêmio Catarinense de Excelência, o 28º GAC almeja o constante aprimoramento de seu sistema de gestão. Busca consolidar sua atuação no cenário catarinense e tornar-se uma unidade de referência na 14º Brigada de Infantaria Motorizada.
· Serviço Social da Indústria (SESI), de Florianópolis: Fundado em 1951, o SESI-SC tem atualmente cerca de 3.500 colaboradores em suas unidades. As ações do SESI são voltadas para o atendimento do trabalhador da indústria para assegurar que tenha uma vida saudável e para que o modelo de gestão e produção das empresas contribua para o desenvolvimento sustentável.
O reconhecimento proporcionado pelo Prêmio Catarinense de Excelência representa para a entidade um grande passo na busca pela excelência do seu sistema de gestão. Representa uma transição para um modelo pautado pela qualidade, voltado para a promoção da saúde e bem-estar do trabalhador da indústria. Nos últimos anos o SESI/SC vem promovendo mudanças significativas em seus processos, buscando a melhoria contínua dos resultados e maior competitividade no mercado. A incorporação da filosofia de Responsabilidade Social Corporativa em sua cultura organizacional, a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade e, mais recentemente, a adoção do Modelo de Excelência da Gestão, foram etapas importantes para a entidade. As áreas de Lazer e Alimentação do SESI/SC vêm se mostrando pioneiras na aplicação de sistemas de qualidade como, por exemplo, a ISO 9001 e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) baseado no Codex Alimentarius, que trata da segurança dos alimentos. Em 2005, os produtos da área de Lazer, SESI Esporte, SESI Ginástica na Empresa e SESI Eventos obtiveram a certificação ISO 9001 em todo o Estado.
· Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SC), de Florianópolis: ?? uma instituição de educação profissional voltada a toda a sociedade. O SENAC-SC tem como missão desenvolver pessoas e organizações para o mercado de trabalho, com ações educacionais e disseminando conhecimentos em comércio de bens e serviços. Fundado em 1946, sua administração cabe à Confederação Nacional do Comércio (CNC). O SENAC-SC busca a excelência na educação profissional. Ao adotar o Modelo de Excelência da Gestão aposta na melhoria contínua de seus serviços.
O Prêmio Catarinense de Excelência constitui-se num instrumento de avaliação do desempenho da instituição, bem como do seu compromisso com os clientes, colaboradores e a sociedade. Além disso, trata-se de um mecanismo impulsor para o alcance das estratégias e avaliador da liderança da organização.
· Hospital São José, de Criciúma: Fundado em 1936, o Hospital São José acredita que a implementação do Modelo de Excelência da Gestão possibilita uma avaliação e mensuração dos serviços prestados pela instituição na área da saúde. As políticas de qualidade formuladas tornam mais claros os objetivos do hospital para a comunidade hospitalar, criando aos poucos uma cultura de excelência. A partir dos critérios de excelência a instituição teve contato com outras formas de liderança e motivações, fortalecendo o espírito de colaboração. A implementação do modelo também permitiu um acompanhamento mais detalhado e regular dos processos, além da realização de pesquisas de satisfação junto ao cliente e público interno. O Hospital São José defende que a busca pela excelência é um desafio e deve tornar-se o tema centralizador para a real mudança da cultura organizacional.
· Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC): Criado em 1970, o IEL-SC é uma entidade integrante do Sistema FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). Desempenha as funções de uma agência de desenvolvimento industrial e tecnológico para o Estado. Tem como objetivo promover, estimular a articular a parceria entre indústrias, instituições de ensino e pesquisa, e entidades de classe e governamentais, executando projetos e serviços respaldados pelas estratégias estabelecidas pelo seu Conselho Deliberativo. O IEL/SC oferece os seguintes serviços: agenciamento de estágios, articulação para o desenvolvimento e transferência de tecnologias, gerenciamento do ciclo de projetos e aplicação de ferramentas de gestão.
A definição do sistema de gestão do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina com base nos fundamentos da excelência permitiu que a entidade atuasse de forma alinhada e concisa, apresentando as metas definidas e os resultados alcançados. A conseqüente adoção de ferramentas de mensuração e acompanhamento dos indicadores de desempenho, alinhadas ao planejamento estratégico, possibilitou que o IEL-SC analisasse sua gestão de forma sistêmica. Com isso, ficou mais fácil a tomada de decisão e ajustes de eventuais problemas. A atuação pautada no Modelo de Excelência da Gestão vem contribuindo para a consolidação da instituição junto à sociedade.
Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC): A instituição foi fundada em 1959 inicialmente como Escola Técnica Tupy, voltada para o aperfeiçoamento educacional e profissional. Depois passou a ser chamada de Sociedade Educacional Tupy e em 1985, quando começou a ser dirigida por presidentes das principais empresas de Joinville, o seu nome mudou para Sociedade Educacional de Santa Catarina.
Hoje a SOCIESC tem unidades em Joinville, São Bento do Sul, Curitiba, Florianópolis, Blumenau e Itajaí e é referência em educação e tecnologia. Em seus 48 anos de existência, já formou mais de 30 mil profissionais entre técnicos, graduados e pós-graduados. A instituição possui certificação ISO 9001 no sistema de gestão da qualidade de todas as suas áreas.
Crescendo uma média de 25% ao ano nos últimos nove anos, a Sociedade Educacional de Santa Catarina encontrou no Prêmio Catarinense de Excelência uma forma de incentivo ao aperfeiçoamento da sua gestão estratégica. Pretende futuramente concorrer ao Prêmio Nacional da Qualidade.
Ao submeter anualmente suas práticas de gestão aos avaliadores do Prêmio Catarinense de Excelência almeja melhorar cada vez mais a gestão existente.
Vencedores em 2006
Na edição do ano passado, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha, de Criciúma, e o SENAC/SC conquistaram a faixa prata, no Nível II ??? 500 pontos. E o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, de São Miguel do Oeste, a Datasul S.A, de Joinville, e a Divisão Lazer do SESI/SC foram reconhecidos na faixa bronze, no Nível I ??? 250 pontos.
Diferencial competitivo ??? Empresas que adotam o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) têm faturamento maior. Estudos comprovam que as organizações empenhadas em melhorar a sua gestão, seguindo critérios de excelência, têm se destacado frente à concorrência. Segundo pesquisa realizada pelo Serasa, as indústrias associadas à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tiveram de 2000 a 2006 um aumento de 75% no faturamento enquanto as demais indústrias do setor registraram um crescimento de apenas 30,2%.
???Adotar um modelo de excelência da gestão é essencial frente a um mercado cada vez mais competitivo. ?? necessário destacar-se e investir em diferenciais. Além disso, é preciso ser flexível a mudanças???, ressalta o presidente do MCE, Ernesto Heinzelmann.
De acordo com a pesquisa, a margem de lucro das indústrias vinculadas à FNQ também foi superior a do setor durante os sete anos avaliados, chegando a uma diferença de 13,8 pontos percentuais.
Para a Diretora Executiva do MCE, Luciana Matos Santos Lima, gestão de qualidade é a gestão com visão construída com base nas necessidades das partes interessadas, ou seja, os acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade. Além disso, é uma gestão que gerencia os processos, de forma a atingir um bom desempenho, acompanhando seus resultados e comparando-os com outras organizações para verificar se estão sendo alcançados e a partir daí traçar objetivos mais audaciosos.
???A busca pela excelência implica ter visão de futuro, e visão de futuro é, antes de tudo, a urgência do presente. Só seremos competitivos, diferenciados no mercado, se fizermos da excelência uma busca diária, um desafio permanente???, defende o presidente do Movimento, Ernesto Heinzelmann.
O principal benefício para a organização em utilizar o Modelo de Excelência da Gestão é tornar-se mais competitiva para atuar no mercado atual. A utilização do modelo proporciona uma visão sistêmica da organização, promove a cooperação e comprometimento da força de trabalho, propicia o compartilhamento das informações internas e permite que a organização realize a medição e comparação de seu desempenho com base em critérios reconhecidos mundialmente.
Mais
Informações sobre o Modelo de Excelência da Gestão podem ser obtidas por meio de um curso on-line gratuito oferecido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), disponível no site http://www.fnq.livronline.com.br.
Sobre o MCE
Criado em 2004, o Movimento Catarinense para Excelência (www.excelenciasc.org.br), tem como finalidade estimular as organizações catarinenses a tornarem-se competitivas, gerar mais empregos e riqueza, além de oferecer condições para o desenvolvimento do Estado e do País. Tem como missão a promoção da competitividade sistêmica de Santa Catarina, por meio do incentivo à melhoria da qualidade e produtividade das organizações públicas e privadas.
As principais linhas de atuação do Movimento são mobilização, capacitação e reconhecimento. O MCE atua junto às associações empresariais do Estado com a finalidade de promover a qualificação da gestão. Quanto ao reconhecimento, a principal ação é o Prêmio Catarinense de Excelência, que destaca as organizações que utilizam tecnologias de gestão alinhadas ao modelo de excelência.
No Estado, 53 organizações são associadas ao MCE, vinculado ao Movimento Brasil Competitivo e à Rede Nacional da Gestão, coordenada pela Fundação Nacional da Qualidade. Também coordena o Grupo de Trabalho da FNQ responsável pela revisão dos critérios ???Rumo à Excelência???, utilizado por todos os movimentos estaduais do Pais.
Fonte: Primeira Via Comunicação