Publicidade
Mês da Mulher: Óticas Diniz questiona a inteligência da Inteligência Artificial
08 de Março de 2023

Mês da Mulher: Óticas Diniz questiona a inteligência da Inteligência Artificial

Marca discute a visibilidade das mulheres nos cargos de liderança.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Óticas Diniz quer provocar a reflexão sobre as razões que fazem com que a sociedade — e por consequência os algoritmos de inteligência artificial (IA) — não vejam mulheres ocupando cargos de liderança na mesma proporção que os homens.

A empresa — que tem comando feminino que inclui presidência, diretoria de marketing e comunicação, diretoria de implantação e operações, além de 70% da gestão composta por lideranças femininas e mais de 50% das lojas comandadas por diretoras franqueadas — aproveitou o Mês das Mulher para lançar o filme “Nem tão inteligente assim”.

Publicidade

A peça usa imagens geradas através de inteligência artificial. Os resultados refletem as respostas a comandos como mostrar um CEO, uma pessoa de negócios e fundadora de startup, todos homens. O texto complementa “Enquanto só enxergar homens, nenhuma inteligência artificial vai ser tão inteligente assim”.

Luciane Gomes, diretora de Marketing da Diniz, comenta: “Para as Óticas Diniz, a igualdade é um assunto fundamental. Prezamos pelo respeito e acreditamos que o melhor caminho é buscar o conhecimento e promover reflexões sobre o tema. Realizamos eventos internos que tratam amplamente da pauta diversidade e abrangem toda a rede. A conscientização é o primeiro passo”.

Para Rafael Merel, CCO da Heads, os algoritmos “são opiniões embutidas em matemática”. “Todo algoritmo carrega um pouco dos valores de quem os construiu. Se veio de uma sociedade com estereótipos, ele vai trazer isso. Penso que a discussão agora, que todo mundo tem acesso a inteligência artificial, se torna fundamental”.

A campanha faz parte da plataforma #EnxergueComRespeito, que a empresa usa para causas sociais, como foi o caso da Flanela do Respeito no dia do Orgulho LGBTQIA+.

 

Publicidade
Publicidade