Publicidade
Medição de audiência do SCC SBT inclui nova certificação: IRP-CENP
31 de Março de 2025

Medição de audiência do SCC SBT inclui nova certificação: IRP-CENP

Nova ferramenta amplia análise do consumo de televisão em Santa Catarina

Publicidade

Na manhã desta segunda-feira, 31 de março, o AcontecendoAqui publicou uma matéria levando aos seus leitores a informação de que o CENP credenciou o “IRP TV” como nova ferramenta de medição de audiência para o mercado publicitário. A partir de agora, agências, veículos de comunicação e anunciantes contam com um leque de dados para a preparação de seus planos de mídia, pois a ferramenta do IRP apura Índice de Audiência (IA), Afinidade (AFIN), Perfil (PS), Tempo Médio de Visualização (TMED), Alcance (ALC), Frequência, GRP, entre outros.

A seguir, nossos leitores conhecerão a íntegra de um comunicado que nossa redação recebeu no início da tarde do SCCSBT, primeiro a divulgar informações relacionadas ao IRP (ierrepê) – Instituto Reality de Pesquisas. Confira:

Publicidade

 

“SCC SBT reafirma transparência na medição de audiência
Credencial CENP ou “IRP TV” como nova ferramenta para o mercado publicitário

O SCC SBT afirma seu compromisso com a transparência e a precisão dos dados divulgados, utilizando institutos de pesquisa certificados e reconhecidamente reconhecidos pelo mercado. A emissora adota duas fontes confiáveis para a medição de audiência: o Kantar Ibope Media e o Instituto Reality de Pesquisas (IRP), garantindo a qualidade e a veracidade das informações apresentadas ao público e ao mercado.

O IRP, formado por ex-profissionais do Ibope Media, anunciou técnica que sua pesquisa de audiência televisiva, denominada “IRP TV”, foi oficialmente credenciada pelo CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, após um extenso e criterioso processo de análise. O reconhecimento consolida o “IRP” como uma alternativa inovadora e confiável para o planejamento de mídia no Brasil, com os seus principais produtos, o “IRP RÁDIOS” e agora, o “IRP TV”, ambos certificados pelo CENP. Essa certificação reforça a confiabilidade dos dados fornecidos e a aderência às melhores práticas do mercado.

A metodologia do IRP é baseada em entrevistas individuais face a face (recall), um método amplamente utilizado e validado no segmento de pesquisa de audiência. Sua amostragem foi aprovada pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), garantindo representatividade e segurança nos resultados obtidos. Além disso, o instituto fornece um novo panorama do consumo de TV em Santa Catarina, abrangendo diferentes formatos como TV Aberta, TV Paga, TV Conectada, entre outras variantes.

Os dados disponibilizados pelo IRP incluem análises detalhadas de audiência, como porcentagem de participação no mercado, perfis demográficos, tempo médio de exibição e análises cruzadas entre programas e emissoras. Esse nível de detalhamento permite um acompanhamento preciso do comportamento do telespectador catarinense e auxilia na tomada de decisões estratégicas para o setor publicitário.

Dessa forma, o SCC SBT reafirma sua transparência e correção, garantindo que os números divulgados sejam respaldados por institutos idôneos e devidamente certificados. Seguimos comprometidos em levar informação com qualidade e responsabilidade para o público e parceiros comerciais.”

Leia a Carta Credencial do CENP na íntegra.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade