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Internet, fazer a diferença não sai de graça
12 de Junho de 2015

Internet, fazer a diferença não sai de graça

Por Anderson Gomes*

Sou empreendedor da área digital faz pouco mais de 7 anos e já atuei em mais de 600 projetos digitais.  Uma coisa que sempre procuro combater é a mentalidade de que tudo que está na internet tem que ser de graça ou por um valor irrisório.

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Sim, os produtos e serviços comercializados pela web tem uma tendência a serem mais baratos, mas não quase de graça ou de graça. Esta mentalidade só faz com que todos percam muito dinheiro.  Por exemplo:

 

Site: Mesmo que desenvolvido utilizando plataformas open source( wordpress, joomla, drupal, magento, opencart, etc.) existe um trabalho profissional para customizar, configurar e personalizar conforme a necessidade de cada empresa. Um profissional tem que estudar e se especializar. Todos os dias existem novas formas, tecnologias, mudança de algoritmos, etc. Um site bem desenvolvido e preparado para vender vai fazer com que a sua empresa fature mais e ou fortaleça a sua imagem no mercado, então querer economizar demais aqui pode ser o primeiro passo rumo à falência. Lembrando que o site é seu e você pode alterar a qualquer momento, diferente de plataformas alugadas ou de redes sociais onde você tem que seguir as regras deles que podem mudar a qualquer momento sem consulta prévia: isso pode fazer com que você perca espaço do dia para a noite e toda a sua comunicação digital deve ser apontada para o seu site.

Marketing digital: O marketing digital fez com empresas de pequeno porte pudessem impactar pessoas do mundo todo com um investimento muito menor (antigamente isso era impossível), mas o mesmo precisa ser feito com cuidado, pois pode criar uma imagem negativa da sua empresa e aí o trabalho para reverter isso pode ser demorado e muito custoso. A dica aqui é: Contrate profissionais que estejam focados em entregar resultados e conheçam bem as técnicas de comunicação digital e que possuam metodologias já testadas e aprovadas. Não existe milagre e sim um trabalho de profissionais competentes e focado em gerar resultados.

Redes Sociais: São ferramentas que estão no cotidiano das pessoas e devem ser utilizadas em em estratégias de marketing digital, mas não devem ser a única solução, redes sociais ajudam a criar autoridade e gerar tráfego, além de aproximar a sua empresa de seus clientes. A dica aqui fica para você utilizar elas como uma parte da estratégia de cross-marketing ( como meio e não fim). Com grande poder de viralização, devem ter uma comunicação alinhada com a do seu público-alvo e os anúncios devem sempre direcionar para uma página de conversão. Esqueça métricas de vaidade aqui, não adianta ter uma fanpage com milhões de seguidores e não gerar vendas.

Buscadores (SEO): Estratégia fundamental para as empresas que realmente querem resultados através da web, para isso precisam de um consultor que ajude a colocar e manter o seu site nos primeiros resultados de busca (tráfego orgânico), isso ajudará inclusive a baratear o CPC (Custo por Clique) de suas campanhas de adwords (anúncios pagos nos buscadores): Antes de iniciar qualquer ação para os buscadores, indico que faça uma análise de seu site com um profissional qualificado para que o mesmo aponte quais os itens que precisam ser melhorados, desta forma você evitará o desperdício de dinheiro e os resultados virão mais rapidamente e serão duradouros. Importante não é só chegar e sim se manter no topo dos resultados e para isso é necessário um acompanhamento quase que diário.

Vídeos: Os vídeos são os que tem maior taxa de engajamento e conversão no mundo online, com eles é possível se comunicar de forma direcionada e aproximar-se mais de seus clientes, servem para vender, construir autoridade, ensinar e gerar mais tráfego para o seu site. Crie canais de sua empresa no YouTube e Vimeo, promova seus vídeos. No facebook suba o vídeo direto para sua fanpage em vez  de compartilhar o link do youtube, isso aumentará o seu alcance. Crie vídeos de 15 segundos para o Instagram sempre com um call-to-action e veja o resultado.

Lembre-se que a falta de um profissional qualificado para cuidar da imagem da sua empresa no mundo online pode custar muito caro, então em vez de contratar o “sobrinho” ou o programador, social media, consultor ou web-designer mais barato, contrate quem é especialista e que pode gerar resultados para você e sua empresa.

Espero ter ajudado você a entender como funciona um mundo web de resultados impactantes.

 

Abraços e até a próxima.

Anderson Gomes 

 

Quer saber mais sobre Anderson Gomes?

Expert em Vendas Online
Diretor de Empreendedorismo da Abradi-SC
Founder nas Startups Daily Baby, Daily Pet e Casa Polida
Facebook.com/andersongomesbr
Instagram: andergomes78
Periscope e Twiiter: andersongomes
Youtube: https://www.youtube.com/c/AndersongomesBr1

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