Nos últimos dois anos, quem trabalha com varejo se viu com inúmeros desafios, entre eles, mergulhar definitivamente no mundo digital. Mas quem pensou que era só ter uma plataforma de e-commerce e anunciar nas redes sociais se enganou.
Para atingir resultados consistentes é preciso não só uma estratégia de marketing digital, mas conhecer a fundo seus concorrentes e, principalmente, seu público-alvo no mundo digital.
Em um mundo onde os dados estão por toda a parte, muito mais do que apenas coletar e organizar informações, é necessário saber o que fazer com elas. É aí que entra a inteligência digital. Pense nisso como um manual do usuário para o que está acontecendo em seu setor com seus concorrentes e comportamento do público. Pesquisadores e estrategistas que não estão usando inteligência digital estão perdendo dados valiosos que podem ajudá-los a reagir rapidamente a ameaças potenciais, mitigar quaisquer riscos e identificar oportunidades de espaços em branco.
Segundo Juliana Junkes, diretora de vendas na Similarweb, fazer análises que demonstram tendências de tráfego e sazonalidade, palavras-chaves, avaliação de interesse do público-alvo, além do benchmark de concorrentes diretos são algumas das estratégias que podem contribuir para a construção de um escopo de trabalho da agência para o novo cliente e possíveis desafios estratégicos. “Além disso, obter uma visão clara da performance digital, incluindo a sua categoria e estatísticas básicas como engajamento, divisão geográfica e divisão do tráfego de dispositivos fazem toda a diferença”, destaca.
A executiva afirma que, em meio ao desafio de entender o impacto da Inteligência Digital, as soluções de inteligência de mercado aceleraram as estratégias digitais e fizeram os negócios crescerem.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Similarweb, 86% das empresas que usam inteligência digital (ID)entendem que isto impacta o processo de tomada de decisões estratégicas; 83% economizam tempo utilizando soluções de inteligência de mercado digital; 78% usam tais soluções de inteligência para aumentar o seu share de mercado em até 15%; 76% de profissionais de pesquisa e insights usam ID para alcançar as metas de receita e KPIs; e 72% veem economias quando utilizam soluções de inteligência de mercado digital.
“O crescimento exponencial dos dados online deu aos pesquisadores digitais a chance de aprender mais sobre as tendências do setor, seus concorrentes e seu público do que nunca. Queríamos entender o impacto da inteligência digital. Nossa pesquisa com mais de 300 profissionais de pesquisa e insights mostrou que essas ferramentas aceleraram suas estratégias digitais e expandiram seus negócios”, explica.
Para Juliana, ao entender os comportamentos e o alcance do público, as agências e/ou empresas podem ajustar suas mensagens, garantindo que estejam alcançando seu público por meio dos canais de marketing mais eficazes. “Ter dados relevantes em mãos muda radicalmente a forma como as empresas avaliam seu tamanho de mercado, aproveitam novas oportunidades e identificam tendências emergentes e ameaças potenciais”, finaliza.
Foto:Pixabay