Instituto Mapa divulga nova pesquisa sobre intenção de compras do catarinense

10 de Dezembro de 2007

101207  Pesquisa indica que 73 dos consumidores vão pagar as compras de natalcom dinheiro.  Levantamento faz pa

10-12-07

 - Pesquisa indica que 73% dos consumidores vão pagar as compras de natal com dinheiro.

 - Levantamento faz parte do projeto ICOMPRA ??? Intenção de Compras ??? desenvolvido pelo Mapa e que conta com apoio institucional da ACAERT. Segundo o presidente do Instituto, José Nazareno Vieira, a pesquisa é um importante balizador parta decisões de investimento por parte dos anunciantes, fabricantes e varejistas ??? em ações de comunicação e marketing. O Mapa entrevistou 624 consumidores de 35 municípios catarinenses, entre os dias 23 e 28 de novembro. A margem de erro é de 4,8% e o índice de confiabilidade é de 95%.

A pesquisa mostra um consumidor mais consciente. A maioria, 73% afirmaram, por exemplo, que vão pagar as compras de natal com dinheiro e apenas 16% pretendem fazer crediário. Para 38% dos entrevistados o dinheiro para os presentes já está reservado, sendo que 30% vão usar o 13º salário em compras. O comércio tradicional (lojas de rua) é o preferido para 71% e apenas 11% pretendem fazer suas compras de final de ano em shopping. Sobre o destino do 13º salário, 34% disseram que vão pagas dívidas e 20% afirmaram que vão investir ou aplicar na poupança.

Além dos dados estaduais, a pesquisa mostra também os dados das seis macrorregiões de Santa Catarina: Vale do Itajaí, Oeste, Norte, Sul, Grande Florianópolis e Serrana.

Para acessar a pesquisa na íntegra (ppt 1,6mb) , clique aqui