O mercado cervejeiro é um dos que mais cresce no Brasil. Mesmo com as dificuldades e desafios gerados pela pandemia, em 2020 foram registradas cerca de 1,3 mil novas cervejarias no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O número representa um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020.
Com a flexibilização de bares e restaurantes para receber um público ainda maior, esses números tendem a aumentar e movimentar esse já competitivo mercado. A Zeeng, plataforma de monitoramento competitivo no ambiente digital, por meio de uma visão holística das redes sociais, web analytics e conteúdo noticioso, realizou estudo para entender a movimentação das principais marcas do setor nas redes sociais.
A cervejaria Brahma ficou em primeiro lugar no ranking de Top Posts no Instagram, Twitter e Youtube, sempre com mensagens linkando a bebida ao mundo da música sertaneja. Em segundo lugar no Instagram ficou a marca Corona; no Twitter Brahma novamente, e no Youtube figura a Skol.
“A partir de uma visão holística do marketing digital, queremos ajudar o processo estratégico das marcas a ser mais prático e inteligente. O mercado de cervejas é extremamente competitivo e por isso cada processo que ajude a promover insights assertivos poderá fazer a diferença de posicionamento no mundo digital”, comenta Eduardo Prange, CEO da Zeeng.
O estudo foi realizado de 21 de dezembro de 2021 a 21 janeiro de 2022 e foram consideradas as seguintes marcas: Skol, Brahma, Budweiser, Corona, Heineken, Amstel, Itaipava, Stella Artois, Dado Bier e Antarctica.
O material completo pode ser acessado aqui.
Foto do topo de Pavel Danilyuk no Pexels.
Se beber, não dirija!