12/11/07
???Brasil, vire fã??? tem verba de US$ 2 milhões
Quem transita por Manhattan, em New York (Estados Unidos), já deve ter visto um dos 16 ônibus que começaram a circular pela ilha, no dia 05, com imagens do Rio de Janeiro (RJ) e de Porto de Galinhas (PE). Ou ter reparado no painel com o Cristo Redentor de braços abertos sobre a 7ª avenida com a 34ª, situado próximo à Penn Station ??? uma das mais movimentadas estações do metrô da cidade.
Trata-se de parte da campanha publicitária ???Brasil, vire fã???, que o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), promove nos Estados Unidos. Com investimento de R$ 3,4 milhões, a estratégia também inclui a CNN, Internet e mídia impressa geral e especializada, como ???Wall Street Journal???, ???New York Times Magazine???, ???Conde Nast Traveller??? e ???Travel Weekly???.
Se o assunto é TV, a exibição de um vídeo de 30 segundos dentro da programação da CNN Headlines ??? em todo o país ??? e na CNN Airports ??? em 41 aeroportos ???, dá conta de pelo menos 17 milhões de pessoas impactadas pela campanha ???Brasil, vire fã???. Veiculada entre 08 de outubro até o último dia 04, a exibição da peça potencializou a cobertura da campanha no território norte-americano.
Campanha segue até dezembro
A campanha, que teve início em setembro e segue até dezembro, tem gerado um crescimento no interesse de profissionais de turismo e público final do mercado pelo Brasil. ???Já tive bastante procura de potenciais turistas, por conta da campanha, querendo saber mais sobre o Brasil???, conta o executivo do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) para a Costa Oeste, Enzo Avezum.
Para o executivo do EBT na Costa Leste, Miguel Jerônimo, ???os profissionais ficam extremamente interessados em acompanhar a campanha [com promoção casada], pois isso dá mais força em suas vendas???. O mercado confirma: por exemplo, até outubro, cerca de 40 agências, de diversas regiões do país, procuraram a revista ???Recommend??? para solicitar informações sobre o Brasil a partir dos anúncios.
Salvador (BA), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR), Fernando de Noronha (PE), Brasília (DF), Lençóis Maranhenses (MA), Manaus (AM), Lagoinha (CE), Bonito (MS), São Miguel dos Milagres (AL) e João Pessoa (PB) são os demais destinos retratados nesta campanha ??? que segue diretrizes de mercado estabelecidas pelo Plano Aquarela ??? Marketing Turístico Internacional.