A Cottonbaby optou pelo licenciamento de um personagem com sucesso estabelecido no mercado e que não sai de moda, diretamente da Turma do Charlie Brown, para dar início a sua nova linha de produtos.
Matheus Bacaicoa, analista de Marketing de Produto e P&D da Cottonbaby comenta que, “O licenciamento da marca Peanuts gera para o varejo todos os anos bilhões em venda de produtos de muitos segmentos. É uma grande oportunidade de atrelarmos a nossa marca ao sucesso já estabelecido do personagem, será uma virada de chave para o novo momento da companhia”.
Os produtos licenciados da Cottonbaby vão atender bebês e crianças de 0 a 2 anos e substituem os produtos da linha líquida com novas formulações, incluindo um super kit e toda a economia dos refis. Além disso, hastes flexíveis de segurança e o algodão também farão parte da Linha Cottonbaby Snoopy.
“É um personagem que conversa totalmente com a nossa marca, pois agrada tanto à shopper, quanto às crianças, agregando um valor ainda maior aos nossos produtos”, analisa Gabriela Pompeo, coordenadora de Inteligência de Negócios da Cottonbaby.
Investir em produtos com personagens
O licenciamento de personagens – protegidos por direitos autorais – é uma estratégia que muitas empresas utilizam para ampliar seu portfólio e, consequentemente, vender mais.
A Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) estima que um produto licenciado tenha um giro 45% maior, em média, do que similares. O responsável por esse aumento nas vendas é o valor agregado que a propriedade licenciada entrega, fortalecendo o novo produto ou linha diante do cliente.
Usar um personagem famoso chama mais a atenção do consumidor do que a convencional. A imagem vinculada a determinado produto aproxima a marca do seu público-alvo, ao mesmo tempo que diferencia a empresa dos concorrentes. O produto traz o “aval” de um desenho bem quisto pelo público, que se faz presente em outros itens de diversas áreas.
Dados da Live MKT apontam que o mercado de produtos licenciados no Brasil alcança a oitava posição no ranking mundial da categoria. Uma indústria que movimenta mais de 4,5 milhões de dólares; mais de 800 marcas participantes e 600 indústrias e varejistas atuando nesse nicho.